Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Gabrielle de Almeida Ferreira (Autor)
Bruna Souza dos Santos (Autor)
Ana Beatriz Argolo Cavalcante Lima (Autor)
Isabela Macêdo Montenegro Góes (Autor)
Josivana Barbara Sousa Fonseca Cruz (Autor)
Thauã Mota da Silva Abreu (Autor)
Lucas Nunes Barbosa (Autor)
Título
A experiência dialógica sobre Diabetes com os moradores de uma comunidade em Santo Antônio de Jesus- Bahia
Palavras-Chave
Educação em Saúde; Diabetes Mellitus.
Resumo
Introdução: A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica decorrente de defeitos na secreção ou ação da insulina. Juntamente com a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), ela é responsável pelas maiores taxas de morbimortalidade da população brasileira e de todo o mundo, gerando sofrimento pessoal e familiar, com alto custo financeiro e social. A educação em saúde caracteriza-se pelo diálogo bidirecional entre as duas partes no processo educativo: comunidade e profissional de saúde. Isso possibilita o maior conhecimento sobre a doença para as pessoas que convivem com o diabetes. Objetivo do projeto: Relatar a experiência de uma atividade de educação em saúde com foco em diabetes. Metodologia: Realizou-se uma feira na comunidade Urbis I que foi divida em vários estandes temáticos, um deles foi sobre Diabetes. Ele foi organizado da seguinte forma: um jogo dinâmico chamado “Você Sabia?”, que consistia em uma caixa com cartões que continham informações sobre a situação de saúde das pessoas que convivem com diabetes no bairro, obtidos em pesquisa anterior. Através das perguntas, os moradores eram instigados a falar sobre sua própria experiência. No final das discussões, foi servido um lanche saudável e sua receita foi disponibilizada. Resultados e Discussão: A devolutiva da pesquisa proporcionou aos moradores conhecerem e compararem os dados referentes ao seu bairro com outras realidades. A atividade científica ganhou credibilidade dos moradores, que se sentiram sujeitos mais ativos do seu processo saúde-doença. A forma lúdica de apresentação dos dados tornou a linguagem científica acessível para os moradores e gerou discussões com troca de saberes entre os estudantes e a comunidade. Através do lanche e da receita, ficou claro que é possível conviver com a diabetes e conciliar uma alimentação saudável e saborosa. Conclusão: A atividade permitiu a construção de um processo de valorização da troca de conhecimento entre mediadores e comunidade.
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