Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Ana Carolina de Lima (Autor)
Fernanda Luíza de Sousa (Autor)
Éder da Conceição da Silva (Autor)
Ivair Arlindo Francisco (Autor)
Lidiane Aparecida de Paula (Autor)
Lucas de Sousa Morais (Autor)
Raquel Nunes Pinheiro Barbosa (Autor)
Elisângela Silva Pinto (Co-Orientador)
Gislayne Elisana Gonçalves (Orientador)
Elizângela Maria de Ávila Gonçalves (Autor)
Título
Uma abordagem da atuação do PIBID/Fíisca no ensino médio
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, ensino de Física, PIBID
Resumo
A interdisciplinaridade e a contextualização é um dos princípios norteadores gerais estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Sendo assim, a utilização da metodologia de projetos é uma proposta de ensino que propicia o trabalho de forma interdisciplinar e bastante contextualizado com o dia a dia do aluno, além de facilitar e motivar o processo de construção do conhecimento. Ademais, independente da estratégia de ensino, há uma necessidade em assimilar os conhecimentos e habilidades construídos pelos educandos por meios informais, adquiridos nas experiências de suas vidas, e os projetos didáticos propiciam isso de forma satisfatória. Nesse sentido, o projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) /Física/IFMG - campus Ouro Preto, desenvolvido na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade em Ouro Preto, Minas Gerais, busca promover o aumento do interesse, participação e sucesso dos alunos na disciplina de Ciências em geral. Para tanto, as ações desenvolvidas ocorrem por meio de projetos interdisciplinares de ensino. Portanto, inicialmente, procurou-se conhecer o ambiente escolar, o perfil do público (alunos e professores) e em sequência houve a observação dos alunos em sala de aula. Mediante a análise dessas atividades, foi realizada a pesquisa de metodologias que seriam utilizadas e trabalhadas com os alunos. Portanto, optou-se por trabalhar com aulas práticas, utilizando materiais alternativos e/ou de baixo custo, aplicação da metodologia de projetos interdisciplinares, monitorias, além de acompanhar o dia a dia em sala de aula. Entretanto, a aplicação de atividades experimentais, metodologia de projetos e monitorias como estratégias de ensino tem sido avaliado por professores e alunos de forma mais significativa, como alternativas de destaque para minimizar as dificuldades de aprendizado no ensino de Física, bem como despertar o interesse dos alunos em relação à ciência em geral.
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