Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Angela Maria Pereira (Autor) Elzilaine Domingues Mendes (Orientador) Thais Dos Passos Freitas (Co-Autor) Leidiane Diniz (Co-Autor) |
Título |
O DESENVOLVER DA SUBJETIVIDADE E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
Palavras-Chave |
Infância , metodologia IRDI, psicanálise. |
Resumo |
Área temática: Saúde Universidade Federal De Goiás (UFG) O presente trabalho relata a experiência de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Psicologia da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. O projeto possui como principal objetivo a promoção do vínculo bebê-cuidador como forma de prevenção de psicopatologias tais como a condição autista, psicótica e psicossomatizações infantis, acompanhando o desenvolvimento dos bebês em seu contexto relacional. Consideramos que a subjetividade é constituída paulatinamente mediante os cuidados iniciais e da inscrição da criança no mundo simbólico por meio do campo da linguagem, que excede o campo da fala. Com o auxílio do método de observação de Ester Bick, aliado ao instrumento IRDI, buscamos detectar riscos psíquicos na primeira infância a partir de observações realizadas em uma creche municipal que atende crianças com idade entre quatro meses à cinco anos. Neste caso, especificamente, o presente trabalho priorizou a faixa etária de oito meses a três anos, de acordo com a proposta do instrumento IRDI. O trabalho adota uma postura plurifocal na medida em que não há, qualitativamente, aspectos físicos, cognitivos e emocionais maduros para a conclusão do diagnóstico e, portanto, supõe-se uma posição ainda não decidida na infância. As atividades vêm sendo positivamente avaliadas pela equipe executora e preceptora, uma vez que possibilitam as cuidadoras um maior conhecimento em relação aos processos de constituição subjetiva e análise de riscos psíquicos e problemas de desenvolvimento na primeira infância em seus alunos. Logo, o trabalho realizado pelos estudantes de psicologia permeia a possibilidade de prevenção e intervenção que garantem a promoção da saúde mental dos infantes. |