Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do São Francisco

AUTORES: Paulo Wesley Santos de Oliveira (Autor)
Daiane Oliveira Barbosa da Silva (Co-Autor)
Marcelo Domingues de Faria (Orientador)
Izabel de Souza Ferreira Guimarães (Co-Autor)
Título
“EXPOSIÇÃO DO MUSEU ITINERANTE DE ANATOMIA ANIMAL DA UNIVASF EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CEDRO (PE): RELATO DE CASO”
Palavras-Chave
Museologia, Educação alternativa, Popularização das ciências.
Resumo
INTRODUÇÃO: Para popularizar as ciências anatômicas, o Museu Itinerante de Anatomia Animal (MIAA) da UNIVASF, criado em 2007, trouxe para a sociedade diversas estruturas ósseas de várias espécies, assim como peças criodesidratadas e órgão embalsamados. Essas exposições promovem uma aproximação mais ampla da sociedade com o universo acadêmico, expandido os conhecimentos a uma parcela maior de pessoas. Além disso, proporciona uma nova ferramenta de estudo e conhecimento. Seu objetivo é popularizar o conhecimento das ciências anatômicas e levar à sociedade informações referentes à conservação da fauna e do ambiente. No dia 14 de abril de 2015 fora promovida a exposição junto à Escola Francisco de Assis Leite, localizada no Município de Cedro (PE), onde beneficiou 964 visitantes, que puderam contemplar e receber conhecimentos anatômicos.METODOLOGIA: No período da exposição na escola Francisco de Assis Leite, o Museu Itinerante de Anatomia Animal evidenciou esqueletos articulados e desarticulados, criodesidratações, taxidermias e órgãos embalsamados proporcionando ao público uma aproximação do empirismo com a ciência. A apresentação das peças anatômicas são feitas por discentes do Curso de Medicina Veterinária da UNIVASF, beneficiando ouvintes e os próprios discentes, os quais desenvolvem maior aptidão sobre os assuntos explanados. RESULTADOS: Foram recebidas 964 pessoas na visita a Escola Francisco de Assis Leite, onde puderam receber informações sobre a anatomia e morfologia animal. Do acervo do MIAA, foram expostas aproximadamente 100 peças anatômicas aos alunos do ensino fundamental e médio. CONCLUSÃO: O MIAA proporcionou abrangente conhecimento à sociedade, popularizando a ciência anatômica de maneira simples e de fácil compreensão, obtendo ótimos resultados na exposição, uma vez que permite o conhecimento das peças anatômicas de forma tridimensional. Outro aspecto positivo é sua itinerância, pois permite beneficiar um público maior do que os museus de acervo fixo.
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