Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão

AUTORES: Rafael Assuncao Carvalho (Autor)
João Soares Gomes Filho (Orientador)
Francisco Carneiro Lima (Colaborador)
Ludmila Nayara Ribeiro Gonzaga (Colaborador)
Simara Sá Costa (Colaborador)
Rafael Michael Silva Nogueira (Colaborador)
Jose Carlos Ericeira Junior (Colaborador)
Cláudio Lucas Marinho (Colaborador)
Vanessa Lago Braga (Colaborador)
Título
VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO MUNICÍPIO DE CAJARI, BAIXADA MARANHENSE
Palavras-Chave
Extensão. Experiência. Formação.
Resumo
O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é um processo educativo de vivências em áreas rurais e discussões sobre o papel da universidade a extensão universitária e a realidade agrária brasileira com pretensões de contribuir na construção do conhecimento mais próxima das demandas sociais. O objetivo do EIV é o estudo da realidade sob uma perspectiva de questionamento e crítica, estimulando os estudantes a se organizar pela busca da transformação dessa realidade. O EIV foi realizado no município de Cajari, pertencente à Baixada Maranhense – MA, entre 25 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016. A equipe multidisciplinar era composta por estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. O EIV foi desenvolvido em duas etapas. A primeira consistiu em visitas in loco, necessárias para o conhecimento da realidade agrária vivenciada nas comunidades rurais do município. Nessa oportunidade foi possível conhecer as práticas utilizadas nos arranjos produtivos lavoura e pecuária. Na segunda etapa do EIV, o grupo de estagiários participou juntamente com os técnicos do programa MAIS IDH do Governo do Estado do Maranhão na distribuição de sementes geneticamente melhoradas, bem como na montagem e difusão da técnica “SISTEMINHA EMBRAPA” desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA/COCAIS. Durante o período de vivência foi percebido que as práticas utilizadas pelos agricultores, tanto para obtenção de produtos agrícolas, tais como: mandioca, arroz de sequeiro e milho, quanto pecuários: criação de aves, suínos, bovinos e bubalinos são embasadas em modelos tradicionais, portanto, com baixa produtividade. É provável que a introdução do “SISTEMINHA EMBRAPA” em comunidades do município, incremente a produção e geração de renda. Assim, o EIV é uma experiência vivenciada e compartilhada que possibilita aos estudantes uma análise crítica sobre mecanismos de ações que poderão influenciar nas transformações sociais.
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