Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Meio ambiente Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
AUTORES:
ERIKA MARIA DO NASCIMENTO PONTES (Autor) NATALÍ ESTEVÃO DA Cruz (Autor) ERIVALDO DA SILVA JUSTINO (Co-Autor) MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA (Co-Autor) EDJANE SOARES CARNEIRO (Autor) VERONICA DE FATIMA GOMES DE MOURA (Orientador) |
Título |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESPERTANDO O INTERESSE NAS CRIANÇAS |
Palavras-Chave |
Alunos, Despertando e Conscientização. |
Resumo |
Entendendo a educação ambiental como um componente essencial da educação nacional, este trabalho apresenta atividades de extensão desenvolvidas através da parceria de projetos e programas (PROBEX, PROEXT, PROLICEN E NOVOS TALENTOS), em turmas de 3°, 4º e 5° anos do ensino fundamental, em escolas municipais de Bananeiras e Solânea – PB. Com o objetivo de conscientizar as crianças e despertar-lhes o interesse pela preservação, sustentabilidade e consciência ecológica, foram utilizados textos, músicas e prática de produção textual, com os temas sobre meio ambiente, reciclagem e coleta seletiva. Desenvolvidas, semanalmente, em sala de aula, cada grupo de atividades constaram de quatro etapas, através dos seguintes procedimentos: no primeiro encontro houve uma roda de conversa, com a apresentação da equipe e uma dinâmica onde ocorria a interação com as crianças. Em seguida, houve debates e questionamos, a fim de diagnosticar o conhecimento dos alunos sobre os temas a serem abordados. No segundo encontro foi ministrada uma aula expositiva abordando os temas, e, ao final, os alunos expressavam-se e argumentavam oralmente, para que avaliássemos o que assimilaram, e incentivar a produção textual. No terceiro encontro foi exibido um filme relacionado à temática trabalhada nas etapas anteriores, finalizando com uma roda de conversa em relação ao filme. Na quarta e última etapa foi realizada uma oficina ecológica, na qual houve o reaproveitamento de materiais recicláveis onde foi confeccionado um brinquedo. Com este trabalho, podemos ressaltar que a Educação Ambiental, nas escolas, deve ter como meta, tornar os alunos conscientes sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente e para que isso seja possível depende muito da forma de atuação das gerações presentes e futuras, e o que estas estão dispostas a fazer para diminuir ou reverter o impacto ambiental de suas ações. |