Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Regional do Cariri

AUTORES: José Ygo Da Silva Oliveira (Autor)
Naerton José Xavier Isidoro (Co-Orientador)
Cícero Joverlânio Sousa Silva (Co-Autor)
Salete Oliveira Dos Santos (Co-Autor)
Marcelo Alves de Caldas (Co-Autor)
Ana Paula Alves Ferreira (Co-Autor)
Joana Darc Gonçalves Dutra (Co-Autor)
Título
DANÇA COMO CONTEÚDO NO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MAIS VIDA NA CIDADE DO CRATO-CE
Palavras-Chave
Idoso, Dança, Projeto
Resumo
INTRODUÇÃO: A terceira idade é tida nos países em desenvolvimento a partir dos 60 anos de idade, já nos desenvolvidos com 65, caracteriza-se por mudança física em todo o organismo, é uma fase da vida em que surgem limitações físicas e psicológicas, afetando negativamente as tarefas do dia-a-dia, há também mudanças nos papéis sociais destes indivíduos. Com o avanço da idade observam-se aspectos como solidão, desprezo familiar, dores físicas e baixa autoestima. Pesquisas científicas envolvendo dança e idosos comprovam as contribuições para a saúde física e mental dos sujeitos, principalmente no que se refere aos ganhos ligados à força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. As atividades rítmicas e expressivas estimulam o bom humor, a socialização e integração do idoso, proporcionando uma vida saudável e ativa. OBJETIVO: Relatar como se desenvolveu no Projeto de Extensão Universitária Mais Vida as aulas do conteúdo dança entre os participantes na faixa etária da terceira idade. METODOLOGIA: Esse trabalho apresenta-se como um relato de experiência de caráter descritivo e exploratório. Participaram desse estudo 20 participantes do Projeto de Extensão Universitária Mais Vida da Universidade Regional do Cariri-URCA. JUSTIFICATIVA: O trabalho em questão justifica-se por contribuir com subsídios teóricos acerca do estudo da inclusão da dança como conteúdo a ser praticado pelo público da terceira idade com a finalidade de se garantir uma velhice ativa e saudável. RESULTADOS: As aulas de dança aconteceram numa frequência semanal de dois dias por semana com duração de 50 minutos. Inicialmente era realizado com os idosos um aquecimento articular e muscular seguido pelo desenvolvimento da aula propriamente dita e encerrando com um momento de volta à calma e relaxamento. Contemplou-se o aprendizado de diferentes coreografias propostas pelo grupo de bolsistas do projeto com o objetivo de se trabalhar a criatividade e memória do idoso de forma lúdica e prazerosa com estímul
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