Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: ALESSANDRA MACHADO DOS REIS (Autor)
Pedro Henrique Gomes da Silva (Autor)
Juliana Castro Bergamini (Autor)
Título
DANÇA, CORPO, CULTURA E MOVIMENTO
Palavras-Chave
Dança, Corpo, Cultura.
Resumo
O projeto de extensão ROSÁRIOS da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) já possui 6 anos de existência desenvolvendo atividades artísticas e pedagógicas na área da dança. Inspirado nas danças folclóricas brasileiras, o grupo formado por universitários e comunidade percebeu a necessidade de se conhecer um pouco mais sobre as relações entre dança, corpo, cultura e movimento. Assim surgiu uma nova ação do projeto no ano de 2016, o DANCCEM, grupo de pesquisa que apresenta entre seus objetivos, o de realizar intercâmbios entre o próprio grupo e outras organizações culturais, grupos universitários de dança e comunidade acadêmica. Outro intuito é realizar pesquisas acadêmicas acerca de temas como danças folclóricas, educação em dança, educação física e cultura brasileira. Porém, percebemos que antes de qualquer abordagem foi necessário compreender com clareza os conceitos de dança, corpo, cultura e movimento que vamos utilizar dentro das pesquisas a serem realizadas. Começamos pesquisando sobre o conceito de “corpo”, partimos da premissa de que o corpo é a base para investigarmos todos os outros conceitos, uma vez que movimento, cultura e dança são, antes de tudo, produzidos através dele ou refletidos no mesmo. A partir daí estabelecemos nossa primeira ação com os participantes do Grupo Rosários, para identificarmos o que o grupo entende por “corpo” e como estas pessoas descreveriam os próprios corpos. A pesquisa que ainda está em curso apresentará resultados através de um questionário, e registrados em papel impresso e em vídeo. A partir do momento em que ela estiver concluída, o próximo passo será observar como pessoas não vinculadas ao grupo explicariam suas próprias concepções sobre o tema, partindo de diversos pontos de vista, como os de educadores, artistas, integrantes da comunidade ouropretana e das manifestações culturais locais, universitários, profissionais não relacionados com o campo das artes, etc. A partir dessa realidade vivenciamos a extensão fomentando a pesquisa para ampliar suas próprias ações e iniciamos um processo cíclico que fortalecerá as áreas do saber.
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