Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Elias Evangelista Gomes (Autor)
Caroline Azevedo Campos (Autor)
Isabella Batista Silveira (Autor)
Vinícius Oliveira de Melo (Autor)
Título
O ELO SE QUER: REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER EXTENSIONISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID).
Palavras-Chave
PIBID, ciências sociais, marcadores sociais da diferença
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o caráter extensionista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de ciências sociais da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Trata-se de compreendê-lo como um instrumento que pode contribuir para a efetivação da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Propõe-se examinar o programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), a partir dos aspectos relacionados à função social da universidade, da finalidade de promover educação, cultura, valores democráticos de direitos, igualdade e participação, bem como o respeito integral à pessoa. A área de ciências sociais tem atuado em duas escolas públicas de ensino médio em Alfenas, no Sul de Minas Gerais. Analisam-se três ações, a saber: a Semana Cientifica da Consciência Negra, a Socialização do PIBID nas escolas e o Debate sobre Gênero e Transfobia. Na universidade e nas escolas, realizaram-se mesas redondas com a participação de sujeitos de ambas esferas do ensino, sessões de cinema para o ensino médio, uma exposição sobre música negra e visita a uma exposição sobre literatura negra. Em suma, o PIBID ciências sociais da Unifal-MG pauta sua atuação não apenas na busca por melhoria da qualidade da formação inicial de professores, mas também na construção de elos entre os sujeitos que em outras circunstâncias estariam separados. Por fim, observou-se que os debates sobre os marcadores sociais da diferença provocaram questões instigantes para os estudantes das escolas e para a equipe da universidade. Exemplo disso, a presença de uma estudante transexual do ensino médio em um debate sobre transfobia levantou no interior da universidade as questões sobre a permanência das estudantes trans nas escolas e o acesso ao ensino superior.
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