Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Trabalho

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Suellem Fernanda Marques Botelho (Autor)
Itaan de Jesus Pastos Santos (Orientador)
Hugo Moreira Gomes (Colaborador)
Marya de Phatyma de Jesus Costa Ramos (Colaborador)
Camila Moraes Silva (Colaborador)
Título
PRODUÇÃO ANIMAL NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DE CACHOEIRA GRANDE: A EXPERIÊNCIA DO LABEX
Palavras-Chave
Associação Agroecológica, animais domésticos
Resumo
A oportunidade de aprender, observar, conhecer e participar da realidade de uma comunidade estimula os estudantes universitários à busca da realidade local. A situação mais impactante acontecida no estágio vivência promovido pelo LABEX foi presenciar como a teoria e a prática andam bem distantes uma da outra. Cachoeira Grande é um município do Maranhão em que é evidente a deficiência em vários aspectos. Esse estágio foi fundamental para que os alunos compreendessem a atuação da Associação Agroecológica Tijupá nesse município, nos assentamentos de reforma agrária, para reduzir essas deficiências. A equipe pode acompanhar as atividades desenvolvidas pelos técnicos da instituição, incluindo oficinas sobre os diversos temas relacionados com a agropecuária e a organização de cooperativas. Especificamente para a estudante de Medicina Veterinária foi possível acompanhar palestras e oficinas sobre as instalações de suínos e aves; sobre as doenças dos animais domésticos, a vacinação e por que vacinar esses animais; sobre nutrição dos animais e como fazer ração a partir dos produtos existente nas comunidades. Durante o desenrolar dessas atividades foi possível o envolvimento da estudante no sentido de repassar os conhecimentos obtidos na academia, ao mesmo tempo em que conseguiu identificar as diversas dificuldades que as famílias enfrentam como a falta de estradas e de saneamento, dificuldade de acesso a água, à educação de qualidade e, fundamentalmente, a falta de informações que muito dificulta a melhoria da qualidade de vida das famílias e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Portanto, através desse estágio de vivencia o conhecimento apreendido na universidade foi dividido entre a própria estudante, os técnicos do Tijupá e os moradores dos assentamentos onde as atividades foram desenvolvidas, assim como a aluna apreendeu a dinâmica existente nesses locais gerando todo um processo de reformulação na sua forma de ver o mundo e entender a realidade.
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