Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CSA Subárea: Trabalho Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Suellem Fernanda Marques Botelho (Autor) Itaan de Jesus Pastos Santos (Orientador) Hugo Moreira Gomes (Colaborador) Marya de Phatyma de Jesus Costa Ramos (Colaborador) Camila Moraes Silva (Colaborador) |
Título |
PRODUÇÃO ANIMAL NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DE CACHOEIRA GRANDE: A EXPERIÊNCIA DO LABEX |
Palavras-Chave |
Associação Agroecológica, animais domésticos |
Resumo |
A oportunidade de aprender, observar, conhecer e participar da realidade de uma comunidade estimula os estudantes universitários à busca da realidade local. A situação mais impactante acontecida no estágio vivência promovido pelo LABEX foi presenciar como a teoria e a prática andam bem distantes uma da outra. Cachoeira Grande é um município do Maranhão em que é evidente a deficiência em vários aspectos. Esse estágio foi fundamental para que os alunos compreendessem a atuação da Associação Agroecológica Tijupá nesse município, nos assentamentos de reforma agrária, para reduzir essas deficiências. A equipe pode acompanhar as atividades desenvolvidas pelos técnicos da instituição, incluindo oficinas sobre os diversos temas relacionados com a agropecuária e a organização de cooperativas. Especificamente para a estudante de Medicina Veterinária foi possível acompanhar palestras e oficinas sobre as instalações de suínos e aves; sobre as doenças dos animais domésticos, a vacinação e por que vacinar esses animais; sobre nutrição dos animais e como fazer ração a partir dos produtos existente nas comunidades. Durante o desenrolar dessas atividades foi possível o envolvimento da estudante no sentido de repassar os conhecimentos obtidos na academia, ao mesmo tempo em que conseguiu identificar as diversas dificuldades que as famílias enfrentam como a falta de estradas e de saneamento, dificuldade de acesso a água, à educação de qualidade e, fundamentalmente, a falta de informações que muito dificulta a melhoria da qualidade de vida das famílias e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Portanto, através desse estágio de vivencia o conhecimento apreendido na universidade foi dividido entre a própria estudante, os técnicos do Tijupá e os moradores dos assentamentos onde as atividades foram desenvolvidas, assim como a aluna apreendeu a dinâmica existente nesses locais gerando todo um processo de reformulação na sua forma de ver o mundo e entender a realidade. |