Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: EDJANE SOARES CARNEIRO (Autor)
MARIA JOSÉ SOARES DE LIMA (Autor)
ERIKA MARIA DO NASCIMENTO PONTES (Co-Autor)
NATALI ESTEVÃO DA CRUZ (Co-Autor)
VERÔNICA DE FÁTIMA GOMES DEMOURA (Orientador)
JOSEFA EDINAJA CHAVES DA SILVA (Autor)
Título
A UNIVERSIDADE COMO FERRAMENTA COM INFLUÊNCIA MÚTUA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Palavras-Chave
Universidade, Educandos e Meio Ambiente
Resumo
Educação ambiental, dentre muitas definições, é a conscientização na preservação da natureza de formas mais simples, de preferência iniciada desde cedo para estimular a criança da importância de um ambiente limpo. Dessa forma, a execução de projetos ou programas voltados para esta temática é cada vez mais frequente em Instituições de ensino-pesquisa-extensão que buscam a sensibilização e conscientização da comunidade situada em áreas circunvizinhas, com a disseminação dessas ações para outras regiões. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Bananeiras-PB, através de Projetos e Programas de Extensão (PROBEX, PROEXT, PROLICEN e NOVOS TALENTOS) é uma referência em ações voltadas para a educação ambiental. Este trabalho resgata as experiências vivenciadas nesta Instituição, que há tempos enriquecem seus docentes e discentes com práticas de educação ambiental nas escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Bananeiras e Solânea - PB, abordando conteúdos com relação direta com a reciclagem, reutilização, reaproveitamento de resíduos que seriam descartados nos lixões, por meio da conscientização, sensibilização, palestras, oficinas na busca de melhoria e diminuição dos impactos ambientais causados pelo acúmulo de resíduos. É importante salientar que estas ações ocorrem de forma contínua, pois temos como propósito desenvolver uma postura harmônica para com o meio ambiente. Os projetos de extensão desenvolvidos buscam sanar as dificuldades que as escolas enfrentam para dialogar o tema em sala de aula. Com a realização desses projetos pudemos evidenciar as problemáticas encontradas em cada escola para trabalhar o tema central proposto pelos projetos, bem como o reconhecimento de um trabalho elaborado para conscientização dos alunos e a comunidade escolar 4para mudanças dos hábitos causadores de impactos ambientais.
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