Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Éverton Madaleno Batisteti (Autor)
Adriana Fernandes Coimbra Marigo (Co-Autor)
Denise Bachega (Co-Autor)
Roseli Rodrigues de Mello (Orientador)
Título
A dimensão instrumental da cultura em Tertúlias Literárias Dialógicas: nossas experiências e aprendizagens
Palavras-Chave
Tertúlia Literária Dialógica; Educação Não-formal; Atuação Educativa de Êxito
Resumo
A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade cultural e educativa que consiste em encontros semanais, com duração média de duas horas, nos quais são lidas obras da literatura clássica universal e tendo como fundamentação os princípios que constituem o conceito de aprendizagem dialógica. Os trechos são lidos antes de cada encontro, para que, no momento da tertúlia, possa ser estabelecido um diálogo orientado ao entendimento, no qual se busca a validação de diferentes argumentos, independentemente das posições sociais ocupadas pelo falante. Este trabalho visa apresentar nosso relato de experiência como moderador e moderadora de TLDs em um projeto de extensão que ocorre na cidade de São Carlos – SP, vinculado a uma de suas universidades públicas. Nossa atuação se dá como participantes em dois grupos distintos, um composto por oito mulheres e um homem, com idades acima de 55 anos, além do moderador (22 anos), e outro composto por nove mulheres, com idades acima da 45 anos, além da moderadora (30 anos). Ao longo das nossas participações nesses grupos já lemos obras como O leopardo; Pedro Páramo; Cem anos de Solidão e Memórias de Adriano. Sendo todas obras clássicas, permitiram destaques nas seguintes temáticas: gênero, idade, classe social, escolarização, relacionamentos afetivos e relações étnicas e raciais. A partir do diálogo que se foi estabelecendo no grupo, podemos explicitar algumas transformações pessoais que decorreram de nossa participação: aprendizagem de vocabulário e de conteúdos escolares; melhora da convivência; sentimento de pertencimento na sociedade, criação de sentido e fortalecimento das redes de solidariedade dentre os grupos e nas demais relações das participantes. Assim, a TLD representa uma prática educativa efetiva que destaca a dimensão instrumental de cultura ao promover tanto saberes eruditos como saberes de convívio humano. Além da autorreflexão, exercício da coerência, de transformação pessoal e social, por meio da leitura.
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