Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: ROSA MARIA DA EXALTACAO COUTRIM (Autor)
Luanna Gerusa do Carmo Ferreira (Co-Autor)
Título
O PROGRAMA UFOP COM A ESCOLA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES
Palavras-Chave
Formação de professores; Formação continuada; UFOP com a Escola
Resumo
Quando se pensa em formação continuada de professores logo a discussão se torna acalorada, seja no âmbito da academia, seja entre os professores e gestores públicos. Tais cursos surgem da necessidade de atualização dos professores diante da diversidade de estudantes que chegam às escolas, das inovações tecnológicas e de novos materiais e métodos de ensino. Assim, com o decorrer dos anos os cursos de formação continuada foram se modificando e adequando às demandas. O trabalho a ser apresentado propõe uma discussão acerca das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa UFOP com a Escola no âmbito da formação continuada de professores na Região dos Inconfidentes. O principal objetivo da pesquisa é investigar qual o impacto dos cursos de diferentes conteúdos e formatos oferecidos pelo Programa, na prática docente ao longo dos últimos três anos. Seguindo a metodologia qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental e bibliográfica, foi feito um levantamento acerca do atendimento realizado pelo Programa no período delimitado para assim avaliar as ações e traçar projetos futuros. Tal pesquisa se ancora em um Programa extensionista demarcando, dessa forma, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que se se trata da avaliação de uma ação extensionista que atua na formação inicial e continuada de professores, compreendendo a sua história e o planejamento de ações futuras. O trabalho ainda está em andamento. Nos últimos três anos mais de 2.000 professores participaram dos cursos oferecidos pelo Programa UFOP com a Escola. Contribui para esse sucesso o caráter inovador de elaboração e de encaminhamento das demandas, juntamente com as secretarias municipais dos cinco municípios participantes do Programa e da Superintendência Regional de ensino. Contudo, muito ainda há que ser feito, uma vez que há pouca diversificação das escolas participantes e os professores dos distritos ainda não tomaram parte efetivamente das ações propostas.
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