Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Laura Oestreich (Autor)
Carla Camargo Saldanha (Co-Autor)
Ethiane Rozo Dos Santos (Co-Autor)
Tânea Maria Bisognin Garlet (Orientador)
Título
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA MÚLTIPLA ABORDAGEM
Palavras-Chave
Educação Ambiental; PIBID; Ensino.
Resumo
As atividades de educação ambiental são de extrema importância dentro do âmbito escolar, visto que o meio ambiente vem sofrendo as consequências das atividades antropocêntricas. Por outro lado, em muitos casos, as atividades ocorrem de forma isolada e teórica, não trazendo para o aluno a real dimensão do problema. Através de intensos trabalhos realizados pelo grupo PIBID em sala de aula, percebeu-se a necessidade de interligar conteúdos, realizando uma conexão entre diversos assuntos, a fim de construir conhecimento de forma sólida e mais visual para os discentes. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo a conscientização ambiental, através de diversas atividades realizadas com educandos do 6º ao 9º ano de uma escola pública do município de Palmeira das Missões – RS, Brasil. Para iniciar as atividades, promoveu-se uma sensibilização dos alunos através do filme “Lórax: em busca da trúfula perdida”, que trabalha diversas questões relacionadas à educação ambiental. Posteriormente, realizou-se uma roda de discussão com os educandos abordando questões relevantes relacionadas à preservação e ética ambiental. Dando continuidade às atividades, os alunos assistiram a um ciclo de palestras com diversos temas como consequências da poluição para a saúde humana e anatomia do sistema respiratório. Para finalizar, realizou-se a construção de um modelo didático do pulmão, por meio desse, pode-se entender como funciona a respiração e como o ar entra no corpo humano. As atividades propostas instigaram os alunos a desenvolverem senso crítico sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente, provocando grande participação e aprovação dos mesmos. Por meio desse projeto, os educandos compreenderam a íntima ligação que existe entre a poluição, a saúde humana e a necessidade de preservar o ambiente como um todo. Com meios alternativos, alcançou-se o objetivo inicial de conscientização, tornando esse processo prazeroso para professores e alunos.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros