Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: ISABEL DE SOUSA AMORIM (Autor)
Fernanda Júlia Santos Dias (Co-Autor)
Bruno Souza Fonseca (Co-Autor)
Título
Aprimorando o ensino da estatística e probabilidade com o uso do software R
Palavras-Chave
Estatística, Probabilidade, Software R
Resumo
O ensino dos conteúdos de Estatística e Probabilidade, em muitas universidades, ainda segue a prática tradicional de aulas expositivas. Nos cursos de exatas, muitas vezes o conteúdo fundamenta-se apenas em justificativas matemáticas e apresenta alguns exemplos que, na maioria das vezes, são didáticos, mas pouco realistas. O grande desafio do professor de Estatística e Probabilidade é buscar ferramentas que facilitem o ensino dos conteúdos, tornando a aprendizagem mais significativa. É preciso ter em mente que o processo ensino-aprendizagem está em constante evolução e portanto, é necessário buscar uma dinâmica para o ensino dos conteúdos de Estatística e Probabilidade que faça mais sentido para os alunos. O objetivo deste trabalho é aprimorar o ensino da Estatística e Probabilidade na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Divinópolis, por meio de uma metodologia que procurar um equilíbrio entre a teoria e a prática. Os alunos de 2° e 3° período cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção foram envolvidos em trabalhos interdisciplinares que permitiram a aplicação do conteúdo abordado na disciplina de Probabilidade e Estatística em situações contextualizadas. Para motivar os alunos, buscou-se o uso de novas tecnologias que tornassem o conteúdo mais interessante. Para tal, o software R (R DEVELOPMENT CORE TEAM, 2016) foi utilizado como recurso computacional, uma vez que o uso de programas computacionais é de grande importância no que se refere à análise e a interpretação de resultados estatísticos. Através da metodologia adotada, verificou-se que houve aumento do interesse dos alunos pelos conteúdos de Probabilidade e Estatística e, consequentemente, pode-se constatar que houve uma melhora no aprendizado dos conceitos apresentados. R Core Team. (2016) R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. https://www.R-project.org/.
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