Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Nayara Seabra de Oliveira (Autor)
Marcelo Carlos Gantos (Orientador)
Título
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PAUTA: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LINGUAGUEM AUDIOVISUAL
Palavras-Chave
Educação Ambiental; Divulgação Científica; Linguagem Audiovisual
Resumo
O presente trabalho demonstra como a linguagem audiovisual associada à Divulgação Científica (DC) da Educação Ambiental pode contribuir na compreensão pública do licenciamento ambiental (LA) na região da Bacia de Campos. A Linguagem audiovisual foi escolhida como ferramenta facilitadora da divulgação das ações educativas promovidas dentro do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Territórios do Petróleo, atuante em dez municípios da Bacia de Campos. Os PEAs funcionam como uma condicionante legal do processo de LA com o propósito de mitigar os impactos socioeconômicos causados pela atividade de exploração de petróleo e gás, neste caso direcionado a combater a desinformação da comunidade sobre a renda petrolífera e seus efeitos diretos e indiretos. O foco deste trabalho situa-se na análise da experiência pedagógica constituída pela Mesa Redonda, evento que ocorreu como uma etapa do circuito de educação ambiental intermunicipal denominado Caravana Territórios do Petróleo, realizado pelo Projeto Territórios do Petróleo. Seu objetivo foi proporcionar a população um espaço aberto de diálogo comunitário e consulta aberta mediada por especialistas acerca dos principais temas e problemas socioambientais municipais oriundos dos impactos da cadeia produtiva do petróleo. Durante cada evento, foi planejado conjuntamente à execução da Mesa Redonda a realização de um produto audiovisual para posterior divulgação na WEB e mídias digitais. Verificou-se que o audiovisual como linguagem contemporânea massiva se mostra mais atrativa e direta no objetivo de facilitar a compreensão dos temas abordados e a ampliação do público potencial do PEA. Assim, esta pesquisa investigou novas possibilidades de tratamento comunicacional da educação ambiental crítica no LA, experimentando a linguagem audiovisual e construindo um arranjo dialógico e de interação comunitária diferenciado, vinculando de forma inédita as demandas do licenciamento ambiental e os anseios dos grupos sociais participantes.
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