Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Rafael Mendes Teixeira (Autor)
Gínia Cezar Bontempo (Co-Autor)
João Paulo Viana Leite (Co-Autor)
Thaís Almeida Cardoso Fernandez (Co-Autor)
Flávia Cristina Pinto Garcia (Co-Autor)
Gumercindo Souza Lima (Co-Autor)
Natália Lelis Bittencourt (Co-Autor)
Título
Circuito das áreas Protegidas da UFV: uma proposta de integração para a educação ambiental.
Palavras-Chave
Educação ambiental, gestão integrada, áreas protegidas.
Resumo
A Universidade Federal de Viçosa, pelo seu Projeto Pedagógico Institucional, enfatiza a responsabilidade social da instituição e o compromisso com o desenvolvimento e a socialização do conhecimento. Dessa forma, a extensão universitária afirma-se como atividade processual que, articulada ao ensino e à pesquisa, com a missão de enriquecer o processo pedagógico, socializa o saber produzido na academia e possibilita meios para a participação da comunidade na vida universitária. Neste cenário, vale ressaltar a atuação de professores e estudantes através de atividades de Educação Ambiental (EA) em três áreas protegidas da UFV, conhecidas como Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental. Nos últimos anos, grupos extensionistas dessas áreas têm tido parceria com escolas da região, com realização de atividades de extensão, pesquisa e educação ambiental, porém de forma desarticulada. O presente projeto buscou a integração desses grupos, de forma a compartilhar as experiências de gestão em cada área, discutir princípios de educação ambiental, gestão compartilhada das áreas, produção de folder e cartilhas, e encontro participativo com professores da rede pública de ensino. A formação de um grupo articulador interdepartamental para discutir a integração do grupo visou o compartilhamento de informações entre os grupos, ação articulada com professores das escolas de Ensino Fundamental e Médio, e discussão com a administração superior da UFV com enfoque na gestão das áreas protegidas. Até o momento, o projeto de integração das áreas protegidas tem possibilitado a otimização de recursos financeiros direcionadas à execução das atividades de EA, como na produção de material didático; a definição dos princípios e referenciais teóricos para uma gestão integrada entre os grupos; a interlocução compartilhada entre universidade e escolas públicas; e a maior interação entre professores de diferentes departamento da UFV e áreas de conhecimento interligados com a temática de EA.
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