Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei |
AUTORES:
Nathália Mariane Carvalho (Autor) Marco Antônio Silva Alvarenga (Orientador) Eduardo Bento Pereira. (Co-Orientador) |
Título |
A robótica educacional aplicada à crianças com dificuldade de aprendizagem de escolas da rede pública do município de São João del-rei. |
Palavras-Chave |
Robótica educacional, dificuldade de aprendizagem |
Resumo |
Introdução: Várias metodologias de ensino foram desenvolvidas nas últimas décadas, mas algumas delas não têm obtido resultados satisfatórios aplicadas a crianças com dificuldade de aprendizagem. Por este motivo, aplicou-se as aulas de robótica nas escolas da rede pública do munícipio de São João del-rei que relataram ter crianças com dificuldade de aprendizagem em diversas áreas acadêmicas. Esta atividade fez parte do programa de extensão intitulado A multidisciplinaridade da robótica aplicada ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e a realização da VI Olimpíada de Robótica do Campo das Vertentes (ORCV). Objetivos: desenvolver as competências necessárias à aprendizagem formal e diminuir dificuldades de apreensão dos conteúdos lecionados na escola por meio da robótica. Metodologia: Foram desenvolvidos três módulos de ensino da robótica, com oito aulas cada um, sendo o primeiro composto por conceitos básicos de robótica, o segundo por seleção de temas, tipos de robôs e tarefas a serem realizados por eles e o terceiro voltado à construção dos robôs. As notas dos participantes foram utilizadas como critério, comparando o desempenho antes da inclusão no programa e ao final. Resultados: Os alunos participantes apresentaram melhoria das notas concomitante à diminuição das queixas em relação a problemas de aprendizagem. Conclusões: A robótica educacional pode ser aplicada como método alternativo para o desenvolvimento intelectual e diminuição de queixas de problemas de aprendizagem. |