Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Nathália Mariane Carvalho (Autor)
Marco Antônio Silva Alvarenga (Orientador)
Eduardo Bento Pereira. (Co-Orientador)
Título
A robótica educacional aplicada à crianças com dificuldade de aprendizagem de escolas da rede pública do município de São João del-rei.
Palavras-Chave
Robótica educacional, dificuldade de aprendizagem
Resumo
Introdução: Várias metodologias de ensino foram desenvolvidas nas últimas décadas, mas algumas delas não têm obtido resultados satisfatórios aplicadas a crianças com dificuldade de aprendizagem. Por este motivo, aplicou-se as aulas de robótica nas escolas da rede pública do munícipio de São João del-rei que relataram ter crianças com dificuldade de aprendizagem em diversas áreas acadêmicas. Esta atividade fez parte do programa de extensão intitulado A multidisciplinaridade da robótica aplicada ao desenvolvimento de crianças e adolescentes e a realização da VI Olimpíada de Robótica do Campo das Vertentes (ORCV). Objetivos: desenvolver as competências necessárias à aprendizagem formal e diminuir dificuldades de apreensão dos conteúdos lecionados na escola por meio da robótica. Metodologia: Foram desenvolvidos três módulos de ensino da robótica, com oito aulas cada um, sendo o primeiro composto por conceitos básicos de robótica, o segundo por seleção de temas, tipos de robôs e tarefas a serem realizados por eles e o terceiro voltado à construção dos robôs. As notas dos participantes foram utilizadas como critério, comparando o desempenho antes da inclusão no programa e ao final. Resultados: Os alunos participantes apresentaram melhoria das notas concomitante à diminuição das queixas em relação a problemas de aprendizagem. Conclusões: A robótica educacional pode ser aplicada como método alternativo para o desenvolvimento intelectual e diminuição de queixas de problemas de aprendizagem.
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