Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Direitos Humanos e Justiça

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Natalia Tenore Rocha (Autor)
Adriana Gleice de Assis Santos (Autor)
Anderson da Silva Rosa (Autor)
Anna Carolina Martins Silva (Autor)
Daniela Kleinert (Autor)
Jéssica Maira Sarilho da Silva (Autor)
Julia Viana Lopes (Autor)
Tiago Ferreira Costa (Autor)
Thatiane Dal Picolo Cadurin (Autor)
Título
PERIFERIA DOS SONHOS: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NA UNIVERSIDADE
Palavras-Chave
Ensino; Extensão; Pessoas em Situação de Rua.
Resumo
PERIFERIA DOS SONHOS: CONTRIBUINDO COM A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA NA UNIVERSIDADE Área temática: Direitos Humanos e Justiça. Nome dos autores: N.T.Rocha¹; A.G.A.Santos¹; A.S.Rosa¹; A.C.M.Silva¹; D.Kleinert¹; J.M.S.Silva¹; J.V.Lopes¹; T.F.Costa¹; T.D.P.Cadurin¹. ¹ Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Programa de Extensão Universitária COMUNIDADE: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). INTRODUÇÃO O projeto de extensão Periferia dos Sonhos é desenvolvido em parceria com um centro de acolhida localizado na região norte da cidade de São Paulo e tem a finalidade de aproximar graduandos/as dos cursos de graduação de Enfermagem e Medicina da Unifesp e outras profissionais da saúde no trabalho com a população em situação de rua, assegurando a indissociabilidade entre as ações de extensão, ensino e pesquisa, na perspectiva interdisciplinar com incursões nos campos das Ciências Humanas e Sociais. OBJETIVOS Os objetivos são: propiciar espaços para a convivência social e o desenvolvimento de ações de educação e comunicação em saúde; estimular a/o estudante da universidade pública a analisar criticamente o seu papel social como membro da sociedade brasileira pautada pela desigualdade social. METODOLOGIA A metodologia de trabalho é fundamentada na abordagem pedagógica de Paulo Freire e na perspectiva analítica do pensamento social brasileiro, a dinâmica de atividades se dá através das rodas de conversa, jogos, músicas e poesias. O projeto valoriza na sua essência não apenas a ação extensionista focalizada caracterizada pela prestação de serviços e/ou realização de oficinas e grupos educativos; mas a produção e disseminação do conhecimento, como complementos dialógico e dialético na formação. RESULTADOS A partir das experiências na extensão, estudantes acessam lugares não previstos na grade curricular tradicional; na qual prevalecem currículos quase sempre rígidos, sem estímulo para pensamento crítico e reflexivo e para a troca de saberes. O projeto também possibilita a apresentação e o debate desta temática na Universidade e na comunidade. CONCLUSÃO Apesar de não conseguirmos mensurar o impacto das ações do projeto para as pessoas em situação de rua, ele tem propiciado reflexões e flexibilização da rigidez acadêmica que nos é imposta. Sendo assim estudar e trabalhar com pessoas em situação de rua, nos agrega diversos valores e contradiz pensamentos, (pré)conceitos e ideias anteriores sobre a vida na/da rua. Palavras-chave: Ensino; Extensão; Pessoas em Situação de Rua.
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