Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás |
AUTORES:
Jaciara Oliveira Leite (Autor) Adenilza Cardoso da Silva (Co-Autor) Elysson Barros (Co-Autor) Wester Danilo (FEFD/UFG) (Autor) Gabrielle Cristine Monteiro Oliveira (Co-Autor) |
Título |
Diferentes olhares para o: Projeto de Extensão Terra Encantada - gente miúda, direitos integrais |
Palavras-Chave |
Educação do Campo; extensão universitária; Sertão. |
Resumo |
Este trabalho é fruto de diferentes olhares - do campo e da cidade, de estudantes e educadoras - que se entrelaçam na busca por contribuir para o fortalecimento de modos de vida e educação camponesas, por meio do Projeto de Extensão Universitária "Terra Encantada: gente miúda, direitos integrais". É uma co-parceria da Comunidade e Escola do Sertão (Alto Paraíso de Goiás) e a Universidade Federal de Goiás, que se constituiu no intuito de defender e construir cotidianamente a Educação do Campo, lutando pela permanência e ampliação da educação escolar no meio rural. Objetivo do projeto: Fortalecer a autonomia e os aspectos da vida comunitária de grupos camponeses, por meio de ações que reforcem e/ou atualizem projetos de vida digna, oferecendo possibilidades concretas aos sujeitos camponeses de continuar a viver no seu lugar, caso seja essa sua opção e da família. Metodologia: Trabalho coletivo. Na universidade: momentos de estudo, planejamento das atividades e avaliação entre acadêmicos e professores coordenadores; na escola-comunidade: desenvolvimento de oficinas e rodas de conversa com estudantes e educadores com temas do Jornalismo, Teatro e Educação Física; Caminhadas Sertanejas, participação nas festas e encontros tradicionais; Cine Sereno; Jornada Magnífica Mundi - Jornalismo, um livre compartilhar; Construção Coletiva do Livro. Resultados: Nas palavras da moradora e professora do Sertão: "Vejo que todas as oficinas são benéficas para todos, do pequeno ao grande. Essa parceria é muito significativa para nós como Escola do Campo"; Para os estudantes da universidade: "As experiências e aprendizados são mútuos, entendemos que cada ser traz consigo sua cultura e que todo saber tem sua importância. O desafio e a riqueza de um projeto, na perspectiva popular, é a construção da parceria, na qual todos os envolvidos sintam-se parte da proposta, de seu desenvolvimento, avaliação e de seus novos rumos e/ou recuos. |