Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande

AUTORES: Joelma Diniz Francisco (Autor)
Iandra Celly Raposo (Co-Autor)
Wellyda Gonçalves Damasceno (Co-Autor)
Dra. Silvana Eloisa da Silva Ribeiro (Orientador)
Título
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HORTA ESCOLAR: PARA ALÉM DO ENFOQUE NATURALISTA
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Horta escolar, Naturalista.
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar atividades didático-pedagógicas de Educação Ambiental (EA) por meio da construção de horta escolar, utilizando garrafas Pet’s (Politereftalato de etileno), contribuindo no processo de problematização de conteúdos de áreas do conhecimento diferenciadas (Português, Matemática, Ciências, entre outras). Tais atividades foram realizadas na Escola Municipal Manuel Francisco da Motta, localizada na cidade de Campina Grande – PB, incentivadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-PEDAGOGIA/CAPES/UFCG). Além disto, desenvolveu-se ações pedagógicas de coleta seletiva, reutilização de resíduos sólidos e uso de gêneros textuais facilitadores da compreensão de conteúdos curriculares. Para operacionalização destas atividades utilizou-se a metodologia de Paulo Freire (2011), incentivando habilidades de dialogicidade, levantamento de hipóteses e argumentações, bem como apoiou-se nas correntes de Educação Ambiental elaboradas por Sauvé (2005), sobretudo humanística e sustentável. Os resultados destas ações conduziram ao processo de entendimento, por parte de educadores-educandos, de que a existência da horta no espaço escolar pode ultrapassar o enfoque agronômico-naturalista ao relacionar-se com conteúdo de geometria, ortografia, vitaminas, entre outros, ampliando a concepção de Educação Ambiental para esferas antes vistas como desligadas, contribuindo na formação inicial dos licenciados de Pedagogia da UFCG.
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