Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará |
AUTORES:
JOAO DIEGO DA SILVA FERREIRA (Autor) Lucia Monteiro Padilha (Co-Autor) Maely Ferreira Holanda Ramos (Orientador) |
Título |
O livro Tátil na educação Infantil |
Palavras-Chave |
Ensino Aprendizagem; Experiências Sensoriais; Lúdico |
Resumo |
O presente estudo explora a Educação Infantil como base para o desenvolvimento cognitivo da criança, na qual se propõe diferentes possibilidades de ensino aprendizagem através da ampliação de experiências sensoriais e lúdicas. O lúdico é uma prática educacional eficaz para favorecer experiências criativas, de forma que propicia interação com outros seres, uma relação consigo mesmo, com o imaginário e com a realidade. Tem por objetivo discutir a relação teoria e prática por meio da socialização das experiências vividas, por discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), numa oficina lúdica. Esta, centrou-se na confecção e utilização de um livro tátil como recurso metodológico e lúdico para atuação na Educação Infantil. Ela buscou explorar as capacidades que poderiam ser desenvolvidas nas crianças por práticas de atividades com livro proporcionando o desenvolvimento das funções como visão, tato e olfato. Como fundamentação teórica na oficina, utilizou-se os seguintes autores: Kishimoto (2010) para discutir os brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil; Pasqulini,J. C. (2010) o papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin sobre a aprendizagem, e outros. Os resultados indicaram que através da teoria e prática os graduandos tomaram conhecimento sobre os conteúdos selecionados e direcionados para disciplinas fundamentais no desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Percebeu-se, que esta experiência contribuiu para que os discentes se sentissem mais motivados para empregar as técnicas aprendidas, ampliando as possibilidades didática-metodológicas do docente na Educação Infantil. Conclui-se, que o livro tátil é importante para o trabalho do profissional da Educação Infantil, em vista que, o mesmo deve possuir habilidades para proporcionar um ambiente com metodologia dinamizadora para o ensino da criança. |