Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: JULIO CESAR PEREIRA MONERAT (Autor)
Fábio Aparecido Martins Bezerra (Autor)
Rubens Ahyrton Ragone Martins (Autor)
Título
A CONSTRUÇÃO DA REDE TECNOLÓGICA DE EXTENSÃO POPULAR (RETEP): ESTABELECENDO CONCEITOS E DIRETRIZES
Palavras-Chave
Educação tecnológica, extensão popular, emancipação.
Resumo
No ano de 2015, docentes e técnicos administrativos ligados aos Institutos Federais (IFs) – mais especificamente do IFMG e IF Sudeste MG – iniciaram a constituição da Rede Tecnológica de Extensão Popular, a RETEP, partindo de um diagnóstico bastante claro: a criação dos Institutos Federais e sua proposta educacional fundamentada no tripé ensino-pesquisa-extensão, exigia que se desenvolvessem ações de extensão no âmbito do ensino técnico integrado, mais especificamente, na educação tecnológica, de forma diferente daquela já implementada pelas universidades. O objetivo da RETEP foi estabelecer o conceito de “Extensão Popular Tecnológica”, articulando as ideias de educação tecnológica nos marcos da sociabilidade capitalista, porém com um caráter popular e uma perspectiva emancipatória. Metodologicamente a RETEP possui como parâmetros pedagógicos a construção de um domínio crítico e consciente do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido pelas instituições públicas de ensino bem como a produção e apropriação desses conhecimentos pelas comunidades envolvidas através de programas de extensão. Com isso possibilita-se tanto a aproximação e efetiva relação entre as instituições de ensino públicas e a classe trabalhadora quanto se garante a essas o protagonismo na busca de superação de suas condições de opressão e exploração. A Extensão Popular Tecnológica aponta para o fortalecimento de uma educação pública, de qualidade e popular que, ao mesmo tempo em que constrói uma identidade entre o movimento popular e o ambiente escolar, fortalece os laços políticos e o sentimento de pertencimento e unidade entre ambos. A RETEP é organizada nacionalmente, através da articulação de membros associados em cada Estado, que desempenham coletivamente funções específicas na estrutura da organização da Rede e definem áreas de atuação, parcerias, metas e atividades de formação e integração com outros movimentos e instituições que trabalham a questão da Educação e Extensão Popular.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros