Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Danrlei Varela Ribeiro (Autor)
Marcos Barros de Medeiros (Orientador)
Andréia Santos de Lima (Co-Autor)
Rafaela Ramos de Morais (Colaborador)
Dayane Mara Costa (Colaborador)
Mário César de Lima (Colaborador)
Título
CURSINHO PREPARATÓRIO PRÓ ENEM DO CCHSA- UFPB CONTRIBUINDO NO INGRESSO DO ENSINO SUPERIOR
Palavras-Chave
Educação, contextualização, ensino superior
Resumo
A educação vem passando por um processo de transformação e os alunos ao concluírem o ensino médio almejam ingressar no ensino superior, no entanto se deparam com diversas barreiras que impedem a aprovação no exame nacional do ensino médio. Isso ocorre devido a deficiência no ensino médio em algumas áreas do conhecimento, essa deficiência pode ser devido a qualidade do ensino e também a falta de estrutura nas escolas, devido a superlotação das salas de aula entre outros, estes fatores podem ser os principais responsáveis pelo qual os estudantes das escolas públicas não conseguem lograr êxito no exame nacional do ensino médio. Provocando assim a falta de domínio de habilidades e competências cobradas no exame. Diante de toda esta problemática ocasionada, um dos meios para suprir esta lacuna são os cursinhos, a exemplo do Cursinho Preparatório Pró ENEM, projeto de Inclusão Social de Estudantes da Rede Pública, executado como projeto de Extensão no Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que visa contribuir para um melhor aprendizado e tirar as dúvidas dos assuntos que estes alunos não aprenderam no ensino médio. Um dos métodos de ensino adotados no cursinho é a contextualização. Uma das maneiras mais coerentes de interligar os conteúdos de aprendizagem é desenvolver atividades que abordem temas que permitam a contextualização e a interconexão entre diferentes “saberes”. Outro ponto que vale salientar é a importância da inclusão dos jovens, pois o cursinho além de contribuir para os jovens ingressarem no ensino superior também contribui para integração social, através da interação dos mesmos, como também o convívio dentro do espaço universitário.
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