Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Luanna Nogueira Silva Laviola (Autor)
Kyvia Lugate Cardoso Costa (Orientador)
Título
O uso de diferentes recursos didáticos como facilitadores do ensino de Citologia
Palavras-Chave
Citologia, Ensino fundamental, Recursos didáticos
Resumo
O uso de métodos lúdicos no ensino e aprendizagem desperta a curiosidade de professores e alunos, tornando a aula mais dinâmica e de fácil entendimento, principalmente em conteúdos de difícil compreensão como a Citologia. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental pela Citologia através do uso de diferentes recursos didáticos. O projeto foi desenvolvido com 50 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual João Belo de Oliveira localizada na cidade de Carangola, MG. Foram elaborados roteiros educativos contendo atividades relacionadas ao conteúdo abordado no livro didático dos alunos. Alguns temas foram trabalhados na forma de aulas práticas, outros, apresentados na forma de materiais paradidáticos. Foram construídos um microscópio caseiro portátil, um jogo denominado “Baralho celular” e um modelo tridimensional de célula animal utilizando-se materiais alternativos e de baixo custo. Além disso, foram desenvolvidas aulas práticas sobre observação de célula animal e vegetal no Laboratório de Citologia da UEMG-Unidade Carangola. A partir do desenvolvimento do projeto foi possível verificar a carência de atividades prático-pedagógicas realizadas pelos alunos na escola. Os professores se limitam apenas ao uso do livro didático em sala de aula tornando o ambiente escolar rotineiro, o que prejudica o ganho cognitivo do aluno. A inclusão de novas metodologias para o ensino de Citologia, proporcionadas pelo projeto, tornou as aulas mais dinâmicas promovendo um impacto positivo na aprendizagem dos alunos. Assim, o uso de diferentes recursos didáticos pode ser um importante aliado do professor, favorecendo o processo de aprendizagem e assimilação do conteúdo teórico. O trabalho dinâmico desenvolvido com os alunos possibilitou maior interesse pela Citologia permitindo ao aluno interagir e aprender de forma prazerosa e efetiva.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros