Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Danila Bomfim dos Santos (Autor)
Giselle Santana dos Santos (Autor)
Maria Alves Barreto (Autor)
Rafael Souza Santos (Autor)
Título
PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS TENDO EM VISTA A OFICINA DA LÂMPADA CASEIRA
Palavras-Chave
Lâmpada. Luz. Descarte.
Resumo
A lâmpada incandescente é um dispositivo elétrico que transforma energia em fonte de luz. Muitos cientistas e inventores fizeram experiências com a lâmpada incandescente, porém foram Thomas Edison e o físico-químico inglês Joseph Swan que chegaram mais perto da lâmpada de hoje, em 1879, aperfeiçoando os modelos de lâmpadas que já haviam sido estudados, baseando-se primeiro em fibras de carvão obtidas a partir de algodão. Por muito tempo as lâmpadas incandescentes foram utilizadas por ser o único meio de se obter luz através da energia elétrica, porém com as inovações tecnológicas e as novas descobertas científicas surgiram outros modelos de lâmpadas mais eficientes e duradouras implicando na diminuição do uso da lâmpada incandescente. Por ter uma composição diferente no vidro, com pequenas partículas de metal. Esse material não é reciclável, com isso surge a necessidade de um descarte correto em um local adequado para se fazer a coleta. O ano de 2015 foi proclamado o “Ano Internacional da Luz”, com isso foi realizado a I Visita guiada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP) que teve como desígnio a temática “Luz”. Uma das oficinas ministradas foi a “Lâmpada Caseira”, sendo desenvolvido um questionário avaliativo com intuito de conhecer e avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema proposto. O questionário foi aplicado a 57 participantes. A pesquisa revela o conhecimento dos alunos a partir do estudo e do descarte das lâmpadas incandescentes, onde 50% dos participantes afirmou que nunca estudou sobre o assunto e mais de 70% afirmou que o descarte é feito em uma coleta seletiva. Baseado nos dados coletados foi possível alcançar o objetivo, onde os alunos avaliados da rede de Ensino Fundamental e Médio conseguissem compreender o tema e conciliar em seu dia-a-dia, tendo uma visão ampla sobre o assunto abordado e tornando-os conscientes para com seu dever.
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