Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Direitos Humanos e Justiça

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Alfenas

AUTORES: Elias Evangelista Gomes (Autor)
Título
IGUALDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA EXTENSÃO: ESCOLARIZAÇÃO, JUSTIÇA E DIREITOS
Palavras-Chave
educação, igualdade e diversidade
Resumo
O projeto de extensão Laboratório de Educação e Cultura da Universidade Federal de Alfenas (LEC-Unifal-MG) tem como objetivo promover atividades relacionadas à promoção da igualdade racial e da diversidade sexual. São articuladas ações de ensino, pesquisa e extensão universitária que conectam educação, cultura e marcadores sociais da diferença. Aspira-se contribuir para a superação do racismo e da homofobia, educando para o reconhecimento positivo da população negra e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). Se o racismo e a homofobia persistem como práticas de educação para as desigualdades, a humilhação e a morte de pessoas, as lutas sociais e culturais para a educação voltada à igualdade e ao reconhecimento positivo dos sujeitos e de suas práticas étnico-raciais e sexuais são marcas da resistência negra, dos movimentos sexuais e feminista. Em que pesem seus papéis fundamentais para as mudanças sociais, a universidade e a escola ainda são palcos de mazelas culturais tais como o racismo e a homofobia. Ambas instituições, enquanto espaços relevantes para a promoção do conhecimento, da cidadania e da justiça, ainda carecem de maior reflexão sobre as contribuições dos negros e das negras, das vivências e experiências oriundas da diversidade sexual. Para efetuar o diálogo com as escolas e estimular práticas pedagógicas e o trabalho com os conteúdos centrais, o projeto de extensão propôs um concurso de cartazes sobre “igualdade e direitos humanos”. Em síntese, o trabalho realizado pelo LEC-Unifal-MG tem possibilitado a aproximação das comunidades escolares e universitária acerca dos debates atuais relacionados à justiça, aos direitos e à cidadania. As experiências já desenvolvidas apontam para a busca de mais e novas provocações entre escola e universidade, para que ambas sejam repensadas sob os marcos da construção da igualdade e da diversidade.
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