Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Larissa Romana de Oliveira Araujo (Autor)
Alexandro Souza de Amico (Autor)
Dimitri Andrey Scarinci (Autor)
Luiz Ricardo Schiavinato Valente (Autor)
Edinaly dos Santos Freire (Autor)
Marta Foeppel Ribeiro (Orientador)
Nilton Abranches Junior (Orientador)
Renan Caldas Galhardo Azevedo (Autor)
João Pedro de Andrade Eduardo (Autor)
Lidiane de Oliveira Lemos (Autor)
Marcos Abrahão Peixoto de Oliveira (Autor)
Rafael Dutra da Cruz (Autor)
Reinaldo de Araujo Dantas Lopes (Autor)
Samantha Mendes Almeida (Autor)
Título
O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PROPOSTA DE PAISAGENS TÁTEIS
Palavras-Chave
Geografia; Paisagem tátil; Deficiência visual
Resumo
O Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) participa há mais de vinte anos do Programa de Educação Tutorial (PET), vinculado ao MEC. Desde maio de 2014, o grupo PET-Geografia/UERJ vem se dedicando ao projeto de extensão “Geografia às Cegas: adaptação dos conceitos geográficos aos alunos com deficiência visual do Ensino Fundamental”. As etapas já desenvolvidas tiveram como objetivos principais: analisar como o conceito de paisagem vem sendo trabalhado com alunos do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) que possuem deficiência visual; e elaborar materiais didáticos capazes de adaptar o conceito de paisagem, conforme os parâmetros curriculares da Geografia. Os procedimentos metodológicos executados foram: revisão bibliográfica referente a temas como metodologias inclusivas; visitas técnicas ao Instituto Benjamin Constant (IBC) para conhecer o trabalho dos professores de Geografia, bem como os materiais didáticos produzidos pela Divisão de Produção de Material Especializado (DPME); participação em cursos oferecidos pelo IBC; elaboração de paisagens táteis de locais da cidade do Rio de Janeiro e dos seis Domínios Morfoclimáticos Brasileiros; testagens das paisagens táteis por professor de Geografia com deficiência visual. Os resultados parciais foram: avaliação e fichamentos dos diferentes livros didáticos e apostilas adotados pelas escolas particulares e públicas do município do Rio de Janeiro; análise do potencial didático de sites selecionados como material de apoio ao ensino de Geografia; ajustes (após os resultados das testagens) relacionados aos materiais texturizados utilizados nas matrizes das paisagens táteis, com vistas à sua produção em película thermoform, que possui maior durabilidade. Com o avanço do projeto, pretende-se contribuir, dentro de uma perspectiva inclusiva, para a formação de professores e de licenciandos em Geografia, particularmente em relação ao ensino dessa disciplina para alunos com deficiência visual.
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