Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Lucas Milton França Teixeira da Silva (Autor)
Vinicius Thiago de Melo (Orientador)
Título
Projeto de extensão “Capoeirando na Universidade”: contribuições para formação cultural afro-brasileira
Palavras-Chave
capoeira; extensão; cultura afro-brasileira; capoeirando na universidade; UEMG
Resumo
O projeto capoeirando na Universidade teve início em Junho de 2015 com a proposta de oferecer aulas regulares de capoeira para a comunidade geral da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG-Ibirité), as quais são ministradas pelo coordenador e aluno bolsista. O objetivo principal do projeto é desenvolver uma metodologia de ensino da capoeira como pratica cultural e saber popular em sua plenitude, visando o desenvolvimento de três elementos fundamentais; o da prática corporal, o critico politico/cultural e o da musicalidade, abordando os diversos aspectos: ritualísticos, corporais, históricos, musicais e culturais. A metodologia do projeto prevê encontros semanais junto ao professor orientador para estudo e reflexão acerca de todo o processo de ensino-aprendizagem, a metodologia escolhida, suas vantagens e desvantagens para as diversas situações de aprendizagem. Destaca-se a importância da metodologia do projeto de extensão como forma complementar de formação cultural, pessoal e técnica, tanto para o aluno bolsista, matriculado no curso de licenciatura em Educação Física, quanto para os alunos de outros cursos engajados no projeto, uma vez que a lei 10.639/03 obriga o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas da educação básica e, consequentemente, nos cursos de graduação em licenciatura. Pode-se dizer que o resultado até o momento, foi mais satisfatório do que o esperado, visto que o aluno bolsista apresenta maior desenvoltura e melhor conhecimento para ministrar aulas de capoeira e os alunos engajados no projeto apresentam participação satisfatória em relação aos múltiplos saberes do universo cultural afro-brasileiro. Assim, esse projeto de extensão, por meio da integração sociocultural, tem-se constituído como um espaço de oportunidade de aprendizagens diferenciadas no sentido de trabalhar perspectivas e linguagens próprias do universo cultural afro-brasileiro dentro da Universidade.
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