Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Rodson de Abreu Marques (Autor)
Lorena Souza Castro (Co-Autor)
Sebastião Carlos Paes de Assis (Colaborador)
Lauriana Aparecida Mauri Ferreira (Colaborador)
Marcel Sarcinelli Pimenta (Colaborador)
Gelson Ferreira de Souza Junior (Colaborador)
Título
O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO ESPÍRITO SANTO E OS MODELOS CRISTALOGRÁFICOS EDUCATIVOS NA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS
Palavras-Chave
Cristalografia, resina, museu
Resumo
Um cristal é definido como uma substância que possui organização interna tridimensional. Os modelos cristalográficos são representações em 3D da estrutura cristalina conspícua às diversas fases minerais presentes na natureza. Com o estudo podemos determinar formas geométricas, como eixos de simetria, planos de simetria e centro de simetria. O Objetivo é relacionar o entendimento das noções básicas dos conceitos geométricos e químicos no universo da cristalografia, de forma didática no ensino de jovens e adultos a partir de um projeto de extensão (Museu de História Natural do Sul do Estado do Espírito Santo - MUSES). Como as formas cristalográficas são encontradas na natureza, a partir de minerais, é possível despertar o interesse com amostras geológicas presentes no acervo do MUSES, bem como modelos cristalográficos montados em resina e cartolina. Foram utilizados para confecção dos poliedros cristalográficos, representações geométricas impressas de livros de cristalografia e produtos químicos, como a resina poliéster ortoftálica, monômero de estireno e catalisador. Os modelos criados em resina, incluem um cubo (classe hexaoctaédrica do sistema isométrico); Prisma de base quadrática (classe bipiramidal-ditetragonal do sistema tetragonal); Prisma de base hexagonal (classe bipiramidal-dihexagonal do sistema hexagonal); romboedro (escalenoédrica-hexagonal do sistema trigonal); paralelepípedo rômbico (classe bipiramidal rômbica do sistema ortorrômbico); paralelepípedo monoclínico (classe prismática do sistema monoclínico); e paralelepípedo anórtico (classe pinacoidal do sistema triclínico). O resultado obtido com os modelos foi a curiosidade do público infantil e adulto. Estes são apresentados durante as visitações das escolas da região, ressaltando os bens minerais oriundos do sul capixaba. Conclui-se que são feitas relações entre a geometria aprendida em sala de aula com a geometria dos corpos cristalinos, dando uma nova perspectiva para tal conceito.
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