Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Windiayara Gomes Marques (Autor)
Camila Ingrid Pereira Rodrigues (Co-Autor)
Juliana Castro Bergamini (Co-Autor)
Título
Dança e universidade - os passos na formação
Palavras-Chave
Universidade, dança, cultural
Resumo
RESUMO: Partimos do pressuposto que ao dançar o corpo dialoga com o mundo e consolida seus saberes. O objetivo da pesquisa foi analisar a vivência da dança folclórica por alunos da graduação da Universidade Federal de Ouro Preto que participam do Grupo Rosários, projeto de extensão da mesma instituição. Buscamos compreender como a dança dialoga com os diferentes cursos de graduação atualmente presentes no projeto. O que acrescentaria a um aluno de nutrição a vivência da dança folclórica? O envolvimento dos cursos de licenciatura contribuirá para a presença da dança no ambiente escolar? Os resultados apontam que a ação extensionista influência com as experiências para a formação discente e na atuação profissional dos alunos. Foi possível identificar através da aplicação de questionário que a dança contribui no crescimento pessoal do aluno com a melhora da interação entre os demais indivíduos, enriquecimento cultural, disciplina, concepção corporal e autoconhecimento. Assim como, verificamos que principalmente os alunos que irão atuar na educação, utilizarão destes conhecimentos como conteúdo de suas abordagens. Houve unanimidade, que, depois de formados os indivíduos pretendem permanecer em contato com a dança e a cultura popular. Assim, podemos dizer que o que se aprende e emprega na dança não se restringe único e exclusivamente ao mundo da dança, uma vez que o corpo é seu principal objetos de trabalho. Assim como a extensão se consolida cada vez mais na formação superior como um importante canal que dialoga com as diferentes manifestações do saber.
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