Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Janio Carlos Nascimento Silva (Autor)
Jéssica Aires da Silva (Co-Autor)
Elvis Nascimento da Silva (Autor)
Lilissanne Marcelly de Sousa (Autor)
Título
Olimpíada Brasileira de Informática 2016: Em busca de talentos
Palavras-Chave
OBI; Programação; Talentos.
Resumo
Introdução: O conhecimento de programação é essencial para alunos dos cursos técnicos e superiores em Computação. A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma oportunidade para estimular conhecimentos em programação de uma forma divertida e contextualizada ao currículo. Aprender programação por meio de um projeto de extensão fortalece os conceitos de interdisciplinaridade e permite o intercâmbio de conhecimentos dos alunos dos cursos técnicos e superiores. O projeto de Extensão OBI 2016: Em busca de talentos envolveu 20 alunos dos cursos de ensino médio e 1º e 2º período de Licenciatura em Computação. Objetivos: O projeto tem como principal objetivo preparar os alunos inscritos para participarem da OBI na cidade de Porto Nacional a alcançarem as competências necessárias para a competição. Metodologia: Esse projeto promoveu em um prazo de cinco meses, a realização de oficinas sobre programação em linguagem C/C++ voltadas para competições e com foco na OBI. Devido ao pouco tempo para realizar aulas detalhadas o projeto propõe oficinas para alunos que já conhecem a linguagem de programação para aprofundarem seus conhecimentos com vistas a competitividade. Resultados: Ao final do projeto, todos os conteúdos previstos na proposta original foram abordados. Não houve abandono do projeto e apenas um dos 20 alunos envolvidos não participou da competição. Com base em depoimentos dos estudantes, foi possível perceber que tanto o projeto, quanto a participação na OBI motivou os participantes a continuar os estudos em programação e, provavelmente, optar pela carreira voltada para as ciências da computação. Conclusão: A experiência na realização do projeto possibilitou a absorção de expertise na inserção de competições acadêmicas dentro do ambiente pedagógico. Além disso, pode-se concluir que este tipo de prática motiva estudantes e desenvolve competências.
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