Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Lidiane Campos Villanacci (Autor)
Título
Descobrindo africanidades e redescobrindo identidades na educação infantil
Palavras-Chave
educação - relaçoes etnico-raciais - oficinas em grupo
Resumo
O Programa de Extensão em História e Cultura Afrobrasileira e Africana vem durante a sua trajetória promovendo ações de extensão em escolas do município de São João Del Rei. Refletir sobre a concepção elementar do continente africano prevalecente, desconstruir a visão estereotipada do negro nos livros didático-infantis e resgatar a autoestima das crianças negras em fase de alfabetização em particular na Escola Municipal Pingo de Gente foram umas das ações realizadas no ano de 2014. Através de intervenções de cunho socioeducativos, utilizando de pesquisa participante, o presente trabalho procura apresentar e discutir como o projeto de extensão procurou trabalhar estudos das africanidades e relações étnico-raciais dentro de classes escolares primárias. O projeto procurou proporcionar a essas crianças o fortalecimento de uma convivência na qual os estereótipos possam ser corrigidos e todos os grupos possam viver com um menor impacto do preconceito racial. Entendemos que o projeto em si não é suficiente para transformar as crianças brancas e negras e levarem negras reconhecerem-se como seres diferentes, com histórias diferentes, nem superiores nem inferiores (ANDRADE, 2008) mas pode ser o inicio de um processo que possa fomentar a incrementação de uma nova concepção da educação étnico-racial. Mas ainda há ainda muito o que fazer em relação a educação étnico raciais, espera-se que os demais projetos na área de na área de educação convertam seus esforços no sentido de criar um imaginário social coletivo com menos preconceito, sobretudo no espaço escolar.
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