Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia |
AUTORES:
Isadora Garcia Fonseca Sant'Anna (Autor) MIGUEL BARROS DA SILVA BELO NETO (Autor) Sofia de Freitas Costa (Autor) Artur Ferreira de Castro Júnior (Autor) Carmen Lúcia Reis (Autor) |
Título |
Orientação Profissional com Estudantes do 3º Ano do Ensino Médio |
Palavras-Chave |
orientação profissional; psicologia escolar; adolescentes; |
Resumo |
A escolha de uma profissão pode ser considerada como uma das principais condições para a sobrevivência em sociedade. Porém, para um grande número de pessoas, essa é um das tarefas mais desafiadoras de serem realizadas. Nos últimos tempos, com a criação de novos cursos profissionais, o surgimento de novas profissões, a escassez de empregos e as mudanças nos processos seletivos de ingresso no Ensino Superior, os jovens têm se deparado cada vez mais cedo com a escolha de uma profissão e com o ingresso no mundo do trabalho. A Orientação Profissional se insere nesse contexto, como uma área que possibilita uma escolha consciente e autônoma. Nesse sentido, discutir a respeito da escolha da profissão com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio torna-se imprescindível. O projeto de extensão universitária, E agora, José? – orientação profissional, coordenado por uma docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e desenvolvido por uma discente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/Mestrado e 6 discentes do curso de Graduação em Psicologia, teve como objetivo promover um espaço reflexivo sobre escolhas, planejamento pessoal e apresentar informações relevantes sobre possibilidades do mundo do trabalho e capacitações. Foram realizadas rodas de conversa que abordaram as temáticas: significado da escolha profissional; trabalho, autoconhecimento e informação profissional. Participaram desse projeto, cinco turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública, Uberlândia-MG. Cada turma apresentou características próprias. O interesse em uma formação de nível superior foi bastante recorrente, poucos estudantes demonstraram interesse em outras capacitações ou na inserção direta no mundo do trabalho. A influência dos responsáveis, o possível retorno financeiro e status social provindos de determinada profissão foram considerados fatores importantes na escolha profissional dos estudantes. |