Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Viviane Rodrigues dos Santos (Autor)
Camila Rodrigues de Melo (Co-Autor)
Drielly Silva Furtado Gandra (Co-Autor)
Lorene Soares Agostinho (Co-Autor)
Máximo Lucas da Costa Silva (Co-Autor)
Caio Guilherme Silva Bias (Co-Autor)
Genesis de Souza Barbosa (Orientador)
Iuri Bastos Pereira (Colaborador)
Título
OFICINAS SIMULADAS DE CAPACITAÇÃO PARA O SOCORRO: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA
Palavras-Chave
Simulação; Emergências; Primeiros socorros
Resumo
Objetivo: descrever a experiência vivida em ações extensionistas no uso da simulação de socorro junto à estudantes de ensino superior e servidores. Método: foram realizadas diversas oficinas simuladas, com a temática de emergência, tendo como público alvo estudantes de ensino superior e servidores das instituições de ensino superior que integram a Cidade Universitária de Macaé, a fim de promover a capacitação da população para intervenção de primeiros socorros na comunidade. As atividades realizadas ocorrem, principalmente, por meio de simulações de baixa e média fidelidade e de situações de trauma, sobretudo as oriundas de acidentes domésticos, de lazer ou de transporte, além de situações de emergência clínica que podem estar presentes em uma vítima de traumatismo. Resultados: As simulações permitiram aos membros da comunidade universitária uma aproximação maior que a orientação teórica apenas, funcionando como elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Para os discentes envolvidos, a simulação forneceu, ainda, subsídios para a sedimentação do conhecimento estudado, uma vez que para conduzir uma ação simulada, é necessário domínio do quadro clínico em questão, resultando em ganhos na autoconfiança dos participantes para atuação nas simulações de emergência, bem como a satisfação da simulação como estratégia de ensino. Conclusão: A simulação utilizada como estratégia de ensino das intervenções para o socorro tem sido uma ferramenta importante, com satisfação demonstrada pelos participantes e com aumento na confiança para atuar em caso de necessidade, pois promovem o treinamento para a aplicação das intervenções necessárias ao atendimento qualificado e eficaz da vítima de trauma. Sobre isso, ainda, os participantes das simulações se transformam em multiplicado de medidas preventivas e intervenções para o socorro em seus contextos de vida, promovendo assim a transformação social que se almeja na extensão universitária.
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