Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Ângela Cristina Bueno Vieira (Autor)
MAria Aparecida da SIlva Araujo (Autor)
Ariana dos Santos Silva (Autor)
MAria de Lourdes Barros Coelho (Autor)
Ana Vitoria Rocha Albuquerque (Autor)
Título
“PROJETO DE EXTENSÃO COMEÇANDO A CUIDAR”
Palavras-Chave
cuidado, educação em saúde, enfermagem
Resumo
Introdução: Cuidar da vida é a essência da enfermagem e do ser humano, por isso é uma atividade humana transmitida através da cultura e educação. Neste contexto, a UNIVERSO em parceria com a UFG e IFG, por meio do Projeto de Extensão “Começando a Cuidar” do Curso de Enfermagem objetiva despertar ao estudante de enfermagem do 1º período a importância do conhecimento, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão e sensibiliza-los para entendimento que a enfermagem é Cuidar Humanizado. Incentiva ainda aos acadêmicos a iniciarem contatos com instituições de apoio como asilos, creches, orfanatos, escolas para observação, reflexão e compreensão do papel do enfermeiro em diversas áreas de atuação, não só hospitalares. Metodologia: Todos os semestres, desde o ano de 2010, a disciplina de Enfermagem no Contexto Sócio Histórico Cultural, após teoria de educação em saúde, os alunos são motivados a desenvolverem atividades extensionistas através de visitas técnicas a diversas instituições como: creches, asilos, orfanatos e comunidades carentes realizando a prática com a aplicação do Arco de Maguerez (problematização). Resultados e Discussão: Inicia-se a 1º etapa: Reconhecimento da realidade e levantamento dos problemas e as necessidades da instituição. 2ª etapa: Construção de pontos chave, busca de teorias, hipóteses de solução e possível aplicação à realidade. 3º etapa: Momento de apresentação e socialização entre os grupos e definição por unanimidade atividades educativas e recreativas em um dos locais visitado. 4ª etapa: Os grupos de estudantes se organizam para atividades de educação em saúde e entrega de kits de acordo com a necessidade de cada local, seja em ambiente infantil, de idosos ou comunidade carente localizada na grande metrópole de Goiânia Conclusão: Após a realização da avaliação final em sala percebe-se que a atividade exercida promove conhecimentos da realidade, interações com a comunidade, reflexões exercendo a prática da inclusão social.
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