Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Ângela Cristina Bueno Vieira (Autor) MAria Aparecida da SIlva Araujo (Autor) Ariana dos Santos Silva (Autor) MAria de Lourdes Barros Coelho (Autor) Ana Vitoria Rocha Albuquerque (Autor) |
Título |
“PROJETO DE EXTENSÃO COMEÇANDO A CUIDAR” |
Palavras-Chave |
cuidado, educação em saúde, enfermagem |
Resumo |
Introdução: Cuidar da vida é a essência da enfermagem e do ser humano, por isso é uma atividade humana transmitida através da cultura e educação. Neste contexto, a UNIVERSO em parceria com a UFG e IFG, por meio do Projeto de Extensão “Começando a Cuidar” do Curso de Enfermagem objetiva despertar ao estudante de enfermagem do 1º período a importância do conhecimento, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão e sensibiliza-los para entendimento que a enfermagem é Cuidar Humanizado. Incentiva ainda aos acadêmicos a iniciarem contatos com instituições de apoio como asilos, creches, orfanatos, escolas para observação, reflexão e compreensão do papel do enfermeiro em diversas áreas de atuação, não só hospitalares. Metodologia: Todos os semestres, desde o ano de 2010, a disciplina de Enfermagem no Contexto Sócio Histórico Cultural, após teoria de educação em saúde, os alunos são motivados a desenvolverem atividades extensionistas através de visitas técnicas a diversas instituições como: creches, asilos, orfanatos e comunidades carentes realizando a prática com a aplicação do Arco de Maguerez (problematização). Resultados e Discussão: Inicia-se a 1º etapa: Reconhecimento da realidade e levantamento dos problemas e as necessidades da instituição. 2ª etapa: Construção de pontos chave, busca de teorias, hipóteses de solução e possível aplicação à realidade. 3º etapa: Momento de apresentação e socialização entre os grupos e definição por unanimidade atividades educativas e recreativas em um dos locais visitado. 4ª etapa: Os grupos de estudantes se organizam para atividades de educação em saúde e entrega de kits de acordo com a necessidade de cada local, seja em ambiente infantil, de idosos ou comunidade carente localizada na grande metrópole de Goiânia Conclusão: Após a realização da avaliação final em sala percebe-se que a atividade exercida promove conhecimentos da realidade, interações com a comunidade, reflexões exercendo a prática da inclusão social. |