Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Jéssyca Cristina Ferreira Nunes (Co-Autor)
Luana Vanessa Soares Fernandes (Autor)
Nathália Beatriz de Souza Amorim (Co-Autor)
Nájila Bianca Campos Freitas (Co-Autor)
Viviany Silva Araújo Pessoa (Orientador)
Ricardo Neves Couto (Co-Autor)
Título
AÇÕES INTERVENTIVAS PARA O CUIDADO COM A SALA DE AULA: AVANÇOS E DESAFIOS
Palavras-Chave
Cuidado ambiental.Sala de aula.Ações de intervenção.
Resumo
A preocupação em promover conscientização e cuidado com as questões ambientais, associada às demandas escolares, que pedem por estratégias para a formação de sujeitos socialmente participativos, geraram a necessidade de pensar um projeto de extensão focado em: promover formação plena; promover cuidado ambiental; destacar a sala de aula como espaço de trocas de aprendizagens; e trabalhar com estudantes em processo de formação em diferentes etapas biopsicossociais. Nesse sentido, desde 2013 são desenvolvidos projetos de extensão cujos objetivos versam sobre a promoção de conscientização e comportamentos de cuidado com o ambiente escolar, baseados em princípios valorativos. As metodologias se dirigem às crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB, com ações de observações, aplicação de questionários, atividades adaptadas envolvendo reportagens, recortes, vivências, jogos, sessões fotográficas da sala de aula, elaboração do cartão postal, vídeos, produção de lixeiras de coleta seletiva, brincadeiras, produções artísticas contextualizadas entrevista com professores. Os resultados indicam uma forma de sensibilização, sinalizando um processo de conscientização, no qual os estudantes percebem e se posicionam de forma positiva frente às questões voltadas ao cuidado com a sala de aula.Também indicam o aprimoramento do conhecimento e do afeto pelo cuidado ambiental, elementos fundamentais para a promoção de valores pró-ambientais. A edição 2016 amplia essas ações com foco no universo infantil, tendo em vista que as crianças estão no processo de formação dos seus valores. Tratam-se, portanto, de projetos interdisciplinares, que abrangem a Psicologia Ambiental e a Psicopedagogia, que vêm avançando em termos de conhecimento especializado e de estratégias de intervenção, e que tomam como desafio fortalecer ações extensionistas para a promoção da conservação da sala de aula como um instrumento para o bem-estar e aprendizado significativos.
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