Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Renata Ohana Pereira dos Santos (Autor) Luiz Henrique Batista Monteiro (Co-Autor) kelen Rodrigues Silva (Colaborador) Roselma Lucchese (Orientador) Ivania Vera (Co-Orientador) Nunila Ferreira de Oliveira (Colaborador) Alexandre de Assis Bueno (Colaborador) Paulo Alexandre de Castro (Colaborador) |
Título |
ATUALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE GRUPOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM |
Palavras-Chave |
Atividades em grupo, coordenadores de grupos, Enfermagem |
Resumo |
INTRODUÇÃO: As atividades em grupo constituem importantes estratégias no âmbito da saúde, principalmente no contexto do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, potencializam a promoção a saúde, estimulam mudanças e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Em detrimento a sua constante aplicação na área da saúde, os profissionais de saúde podem aplicá-las no cenário que atua. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem em um curso de extensão intitulado “Atualização em formação de coordenadores de grupos”. METODOLOGIA: O curso de formação foi oferecido para profissionais de saúde da Atenção Básica do Município de Catalão-GO. O referido curso foi constituído por dois momentos, um com explanação teórica para contextualização sobre grupos, além de outros temas importantes para serem trabalhados na atenção básica. O mesmo ocorreu entre agosto a setembro de 2016, constituído por dez sessões de grupais. RESULTADOS: Os resultados indicam que houve adesão de grande parte dos profissionais de saúde da Secretária Municipal de Saúde. A articulação entre a Universidade, a Secretaria Municipal de Saúde e os profissionais de saúde da atenção básica, mostrou-se com uma importantes estratégia para a implementação de grupos nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família. Para tanto, o projeto contribuiu para a formação dos acadêmicos do curso de Enfermagem. CONCLUSÃO: A experiência proporcionou reflexão, atualização e revisão dos saberes e utilização dos grupos na saúde das pessoas. Associou-se a didática pedagógica estruturais, as quais influenciaram positivamente o ensino-aprendizagem. Para tanto, os profissionais de saúde, têm que buscar na população temas para a promoção da saúde. |