Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

AUTORES: Luan Sousa Xavier (Autor)
Rafael de Souza Santos (Co-Autor)
Clodoaldo Teodosio Santana da Silva (Orientador)
Fernando Soares Guimarães (Orientador)
Título
Ensinando Matemática através da Resolução de Problemas
Palavras-Chave
resolução de problemas, extensão, raciocício lógico
Resumo
Este trabalho tem como objetivo auxiliar na construção do conhecimento de alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da E.E. Prof. Patrício Ferreira Gomes, na cidade de Teófilo Otoni/MG, através da resolução de problemas. Para alcançar o objetivo previsto elegemos trabalhar com exercícios de anos anteriores da OBMEP e exercícios que envolviam o raciocínio lógico e que desenvolvessem a criatividade e autonomia do aluno ao estudar matemática. Ao depararmos com a realidade escolar, verificamos que tudo o que foi planejado não poderia ser aplicado, devido as dificuldades de leitura e na resolução das atividades propostas. Parte dessa dificuldade dava-se a falta de conhecimento prévio dos conteúdos, como as operações fundamentais: adição, subtração, divisão e multiplicação. Devido a essas dificuldades tivemos que fazer um novo planejamento agora levando em consideração às dificuldades manifestadas pelos alunos. A partir daí foi decidido por revisar conteúdos básicos, sempre focando na resolução de problemas. Foram realizadas atividades que envolviam cálculos simples, e para facilitar a compreensão dos alunos foram utilizados materiais concretos como de palitos e lápis, esses materiais mostraram-se uteis para facilitar a execução dos cálculos. Foi utilizado atividades em grupo para que os alunos pudessem interagir e trocar suas experiências e resultados, O uso de jogos matemáticos, como dominó, tangram, jogo da velha em 3D, torre de hanói, jogos que desenvolvem o raciocínio lógico. Foi verificada muita dificuldade dos alunos nas atividades, alguns não tinham muito interesse, e outros não sabiam noções primitivas, mas aos poucos eles foram demonstrando curiosidade, participando e progredindo. Ao final do ano escolar esperamos que os alunos sejam capazes de resolver problemas e relacionar a matemática no dia a dia. Como avaliação, iremos observar a participação e o desempenho escolar desses alunos ao longo do ano letivo.
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