Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Felipe Fernandes Nonato (Autor)
Frank Santos (Autor)
Leidiany Peric dos Santos (Autor)
Mércia Neves (Autor)
Raiúme Santos Belém (Autor)
Adriane dos Prazeres Vieira (Autor)
Thallis Diego Barbosa Rocha (Autor)
Priscila Lopes (Autor)
Amanda Valiengo (Autor)
Título
AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID LER E SER COM A GINÁSTICA
Palavras-Chave
Ginástica Para Todos. Circo. Literatura.
Resumo
Inserido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, este trabalho teve como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professora Grabriela Neves, situada no bairro da Palha em Diamantina/MG, atendendo a proposta do Subprojeto Interdisciplinar Ler e Ser. O Ler e Ser envolve três áreas do conhecimento: Letras Português/Espanhol, Pedagogia e Educação Física, vinculadas aos cursos de licenciatura em Letras Português/Espanhol, Português/Inglês, Pedagogia e Educação Física, da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades e da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, ambas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O objetivo do Pibid Ler e Ser é fomentar o gosto pela leitura literária na educação básica a partir do diálogo entre diferentes linguagens, especialmente a corporal, buscando embasamento nos fundamentos da ginástica, utilizando a ginástica para todos(GPT). No projeto desenvolvido durante o ano de 2015 na escola Gabriela Neves, o grupo se interessou em articular o estímulo à leitura literária com as atividades circenses, estimulados pela obra Circo Mágico do autor Alexandre Brito (2008). Os projetos temáticos no Ler e Ser são organizados a partir dos pressupostos de Hernández (1998), por isso a temática e/ou problemática surge da relação entre professores e alunos e contexto social, há um fio condutor para a realização das atividades, ao final do projeto ocorre à culminância do projeto, com produto do que foi trabalhado durante o projeto envolvendo todos nos processos de aprendizagem. O objetivo foi despertar nos alunos o interesse pela leitura literária por meio de atividades lúdicas adaptadas ao universo circense apresentado pelo livro escolhido, proporcionando um espaço para exploração das inúmeras possibilidades de se movimentar na GPT, desenvolvendo atividades de equilíbrio, acrobacias, manipulação de objetos, construção de materiais alternativos e composição coreográfica.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros