Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: cochise césar de monte carmo (Autor)
flávia lemos mota de azevedo (Orientador)
Alexandre túlio amaral nascimento (Orientador)
Título
Educação Patrimonial e História Ambiental
Palavras-Chave
Educação patrimonial, história ambiental, ambiente antrópico
Resumo
O ser humano tem uma incrível capacidade de transformar o ambiente em que vive, trazendo grandes mudanças para a paisagem natural através de ações de grande escala, como mineração, represas, e transposições. O projeto “EmRedes - Ações de Educação Patrimonial e Divulgação do Acervo do CEMUD: Memória e Sustentabilidade” tem como objetivo localizar no acervo do Centro de Memória Prof Batistina Corgozinho (CEMUD) documentos ligados à história ambiental de Divinópolis, localizar e adicionar novos documentos sobre o tema a este acervo. Este está disponível na internet através do portal EmRedes (http://emredes.org.br). Esta pesquisa e construção de acervo tem como foco as alterações antrópicas do ambiente, como a construção e manutenção do lixão da cidade que não dispõe de aterro sanitário; a ocupação produtiva do solo; a ocupação das áreas de beira de rio e as várias enchentes que afetam a cidade; outras atividades que afetam o ambiente. A partir deste acervo estamos construindo uma exposição e uma “exposição virtual” permanentemente disponível no portal EmRedes. Concomitante a essa ação oferecemos uma atividade de extensão semanal, a Oficina de Educação Patrimonial, utilizando o acervo selecionado para discutir com os alunos da rede de ensino básico as relações entre história, cultura e meio ambiente, evidenciando para os estudantes que o meio ambiente também compõe o patrimônio coletivo sujeito à intervenção humana e que deve ser preservado. Na 14ª Semana de Museus esta intervenção foi realizada pela primeira vez, ainda a partir de uma seleção inicial do acervo, mas já foi possível perceber através da metodologia de mapas de percepção que quando proposta a questão “o que é patrimônio” muitos alunos já identificam elementos ligados à natureza como seu patrimônio. Assim, é possível perceber uma mudança conceitual da relação do homem com a natureza, onde a mesma não se apresenta apenas como algo a ser consumido para a sobrevivência, mas sim como patrimônio a ser preservado
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