Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Geyziane de Souza Medeiros (Autor)
Aksa Keila Ramalho da Silva (Co-Autor)
Jéssica Rodrigues dos Santos (Co-Autor)
Mayra Kelly Santana Henrique (Co-Autor)
Poliana Kelma Berto da Silva Alves (Co-Autor)
Silvania Victor Ferreira (Co-Autor)
Dailton Alencar Lucas de Lacerda (Orientador)
Título
PROGRAMA EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DO TRABALHADOR: REORIENTANDO PRÁTICAS DE CUIDADO EM UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO
Palavras-Chave
Educação Popular, Extensão, Saúde do trabalhador.
Resumo
O Programa Educação Popular e Saúde do Trabalhador é uma experiência de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba com atuação no campo da saúde do trabalhador e tem como fio condutor a educação popular em saúde. Tem por objetivo, reorientar práticas integrais de cuidado nesse campo, como: cuidado humanizado, dialogicidade, troca de saberes e construção de vínculos. A experiência envolve atividades sistematizadas a partir do mundo do trabalho e suas repercussões no processo saúde-doença. São desenvolvidas prioritariamente na atenção básica de saúde, na comunidade do Grotão em João Pessoa-PB. Consideram a construção de uma linha de cuidado em saúde do trabalhador. A dinâmica do projeto é desenvolvida semanalmente obedecendo as seguintes etapas: terças-feiras, encontros para planejar, organizar, avaliar e fundamentar teoricamente as ações; nas quartas feiras à tarde, participação nas reuniões ordinárias das equipes de saúde; nas 2ª quartas feiras do mês, à noite, participação nas reuniões ordinárias do Conselho Comunitário do Grotão; as sextas, são realizados grupos de encontro de trabalho, envolvendo categorias de trabalhadores, baseados nos princípios da Ergologia: professores, agentes comunitários de saúde, Sujeitos privados de liberdade (“presidiários”); aos sábados pela manhã, acontecem as atividades regulares na comunidade: grupos operativos, oficinas, tutorias domiciliares e cineclubes temáticos. As atuações do projeto proporcionam uma participação mais ativa dos estudantes em todos os espaços de ação. Essa integração acadêmica com a comunidade permite aos extensionistas um contato direto com a realidade, possibilitando uma reorientação na formação onde os sujeitos apreendem sobre as políticas públicas sociais voltadas à saúde com foco no SUS. A troca de experiência e a valorização do conhecimento popular possibilita o empoderamento popular em busca da autonomia dos sujeitos.
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