Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Lidiane Campos Villanacci (Autor)
Título
Formação de identidade grupal através de pesquisa ação com grupo de idosos de classes populares
Palavras-Chave
senectude - dinâmicas de grupo - intervenções psicossociais
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer como um grupo de estágio da UFSJ procurou estabelecer a identidade grupal e a emancipação dentro junto a um grupo de idosas. As intervenções promovidas têm como finalidade a criação da identidade grupal e possibilitar processos de emancipação para esse grupo através de intervenções de cunho socioeducativo. As discussões acerca da terceira idade se concentram no modelo estereotipado de idoso, aquele que prega o recolhimento, negando-lhe suas interações sociais, sua autonomia e limitando-o ao recolhimento social e a sujeição do individuo. A negação do papel social e a proteção familiar tornam-se oriundas da propagação do mito de que o sujeito na terceira idade está incapacitado de continuar a exercer as atividades necessárias à sua própria vida e de ter sua autonomia. Dessa forma, através da pesquisa ação e as intervenções psicossociais do projeto procuram desmistificar a posição do sujeito da terceira idade como recolhido e ausente do convívio social, promovendo à estes sujeitos uma reelaboração do seu papel dentro da sociedade através de reconstrução indentitária para o individuo e o grupo. Para que o trabalho ocorra, tornou-se necessário a utilização dos pressupostos da pesquisa participante e da pesquisa-ação aliadas ao trabalho das oficinas de grupo. Segundo a teoria utilizada, o interventor/pesquisador deve estar atento ao meio social em que o sujeito esta inserido salientando as necessidades desse sujeito e do grupo ao qual pertence. Ao conhecer e aproximar-se da realidade do individuo e do grupo, o interventor/pesquisador estabelece um meio de criação de vinculo com o grupo e com o sujeito. Deste modo, utilizando a pesquisa participante, procurou-se estabelecer um vinculo com o grupo de idosas, possibilitando diagnosticar as demandas e procurando trabalhar essas demandas através de oficinas estruturadas. A ressonância do trabalho pode ser vista através dos relatos de emancipação e superação do grupo.
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