Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Adriane Ribeiro Teixeira (Autor) Alexandre Hundertmarck Lessa (Autor) Ícaro Walbrohel (Autor) Renata Silva Soares (Autor) Tais Picinini (Autor) Leticia Petersen Schmidt Rosito (Autor) Sady Selaimen da Costa (Autor) |
Título |
ATENDIMENTO AO PORTADOR DE OTITE MÉDIA CRÔNICA: EXTENSÃO DESENVOLVIDA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO |
Palavras-Chave |
otite média; audição; audiologia |
Resumo |
A otite média crônica caracteriza-se pela inflamação na mucosa da orelha média por mais de três meses, com perda auditiva, otorreia e vertigem. Os indivíduos mais afetados são os de baixa renda, vivendo em precárias condições de higiene e com difícil acesso a atendimento especializado. O projeto é desenvolvido desde 2013 e foi criado para prestar atendimento audiológico aos pacientes com otite média crônica, bem como orientá-los sobre estas condições. Com relação aos extensionistas, o objetivo é proporcionar a experiência interdisciplinar e aprendizado por meio dos atendimentos e orientações. O objetivo clínico foi verificar o grau e tipo de perda auditiva em paciente atendido em ambulatório de otite média crônica. Todos os pacientes são avaliados por acadêmicos e profissionais dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia, por meio de anamnese, videotoscopia, audiometria tonal liminar, audiometria vocal e imitanciometria. Até o momento foram atendidos 305 pacientes, sendo 162 (53,11%) do sexo feminino e 143 (46,88%) do sexo masculino. Com relação ao tipo de perda auditiva (PA) na orelha direita, 188 (61,23%) eram do tipo condutiva, 43 (14%) mista, 11 (3,94%) neurossensorial e 65 (21,17%) limiares auditivos normais (LAN). Quanto ao tipo de PA da orelha esquerda, 169 (55,77%) eram condutivas, 45 (14,85%) mistas, 13 (4,65%) neurossensoriais e 76 (25,08%) LAN. Conclusão: A perda auditiva condutiva foi a mais encontrada. Com os atendimentos realizados contribuímos para que os pacientes tivessem maior rapidez na prescrição do tratamento. Assim, conseguimos atender o paciente com agilidade, permitindo o acesso a exames realizados com qualidade, em Hospital Universitário de referência no Sul do Brasil, via Sistema Único de Saúde. A participação no projeto nos proporcionou uma maior vivência de atendimentos e contato com a comunidade, oportunizando experiências positivas e a consciência da importância de atividades de extensão para uma formação com o desenvolvimento de responsabilidade social. |