Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Adriane Ribeiro Teixeira (Autor)
Alexandre Hundertmarck Lessa (Autor)
Ícaro Walbrohel (Autor)
Renata Silva Soares (Autor)
Tais Picinini (Autor)
Leticia Petersen Schmidt Rosito (Autor)
Sady Selaimen da Costa (Autor)
Título
ATENDIMENTO AO PORTADOR DE OTITE MÉDIA CRÔNICA: EXTENSÃO DESENVOLVIDA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Palavras-Chave
otite média; audição; audiologia
Resumo
A otite média crônica caracteriza-se pela inflamação na mucosa da orelha média por mais de três meses, com perda auditiva, otorreia e vertigem. Os indivíduos mais afetados são os de baixa renda, vivendo em precárias condições de higiene e com difícil acesso a atendimento especializado. O projeto é desenvolvido desde 2013 e foi criado para prestar atendimento audiológico aos pacientes com otite média crônica, bem como orientá-los sobre estas condições. Com relação aos extensionistas, o objetivo é proporcionar a experiência interdisciplinar e aprendizado por meio dos atendimentos e orientações. O objetivo clínico foi verificar o grau e tipo de perda auditiva em paciente atendido em ambulatório de otite média crônica. Todos os pacientes são avaliados por acadêmicos e profissionais dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia, por meio de anamnese, videotoscopia, audiometria tonal liminar, audiometria vocal e imitanciometria. Até o momento foram atendidos 305 pacientes, sendo 162 (53,11%) do sexo feminino e 143 (46,88%) do sexo masculino. Com relação ao tipo de perda auditiva (PA) na orelha direita, 188 (61,23%) eram do tipo condutiva, 43 (14%) mista, 11 (3,94%) neurossensorial e 65 (21,17%) limiares auditivos normais (LAN). Quanto ao tipo de PA da orelha esquerda, 169 (55,77%) eram condutivas, 45 (14,85%) mistas, 13 (4,65%) neurossensoriais e 76 (25,08%) LAN. Conclusão: A perda auditiva condutiva foi a mais encontrada. Com os atendimentos realizados contribuímos para que os pacientes tivessem maior rapidez na prescrição do tratamento. Assim, conseguimos atender o paciente com agilidade, permitindo o acesso a exames realizados com qualidade, em Hospital Universitário de referência no Sul do Brasil, via Sistema Único de Saúde. A participação no projeto nos proporcionou uma maior vivência de atendimentos e contato com a comunidade, oportunizando experiências positivas e a consciência da importância de atividades de extensão para uma formação com o desenvolvimento de responsabilidade social.
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