Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: ELCIO JUNIO INACIO DE PAULA (Autor)
Hugo Evaristo Conseição (Co-Autor)
Kátia Vanessa Machado Carrijo (Co-Autor)
Juracy da Silva Guimarães (Orientador)
Título
PRÁTICAS ESPORTIVAS DE LAZER DO CENTRO DE ESPORTES DA UFG
Palavras-Chave
Peladas Dirigidas; Festivais; Práticas Esportivas de Lazer.
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar como a criação de um centro esportivo pode colaborar para a promoção da Saúde na Comunidade Universitária (Alunos e Servidores) através de práticas esportivas de lazer. O Centro de Esportes Campus Samambaia (CECAS) da UFG-Goiânia foi inaugurado em 26 de Setembro de 2014, e a construção deste se deu pela Coordenação de Esportes e Lazer (CEL) vinculada a Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (PROCOM), e sua estrutura conta com uma academia e um Ginásio Poliesportivo que é o local deste estudo. Quando inaugurado em setembro de 2014, o Ginásio do CECAS disponibilizava a comunidade universitária, horários para reservas da quadra para práticas de peladas e treinamentos de equipes de cursos da universidade e também para eventos esportivos. No ano seguinte o Ginásio do CECAS apresentou novas possibilidades de práticas esportivas à comunidade universitária, práticas voltadas para o lazer, sendo elas: Peladas Dirigidas (peladas com o objetivo de lazer e socialização, sendo destinado cada dia da semana para uma modalidade esportiva) e Festivais Esportivos (festivais com o intuito de lazer e socialização, é um campeonato, porém com caráter de ensino das práticas esportivas oferecidas e ludicidade), ambos oferecidos nas seguintes modalidades: basquete, badminton, futsal, handebol e vôlei. Estas práticas esportivas de lazer que foram disponibilizadas à comunidade universitária, foram desenvolvidas ao se observar que a Universidade não contava com um espaço de práticas corporais para sua comunidade e que as práticas esportivas deveriam ter um caráter de lazer para atrair alunos e servidores a frequentarem o espaço, e privilegiar aqueles alunos com menos habilidades em determinadas modalidades. Podemos concluir com o presente trabalho, que o CECAS foi acolhido pela comunidade universitária, como um espaço em que propicia aos seus usuários acesso as práticas corporais e e atividade física, tanto para lazer e quanto para saúde.
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