Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Meio ambiente Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba |
AUTORES:
Danrlei Varela Ribeiro (Autor) Álvaro Carlos Gonçalves Neto (Orientador) Rafaela Ramos de Morais (Colaborador) Rosely Cristina do Nascimento Costa (Colaborador) Dayane Mara Costa (Colaborador) Adriana Celi Alves Martins (Colaborador) |
Título |
HORTAS ESCOLARES COMO FORMA DE EDUCAÇAÕ ALIMENTAR E AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DO BREJO DE SOLÂNEA-PB |
Palavras-Chave |
Agricultura orgânica, sensibilização escolar, educação ambiental. |
Resumo |
A preocupação com o meio ambiente vem sendo inserida no ambiente escolar buscando novos métodos que utilizem de práticas simples e rotineiras no seu cotidiano sendo levada da escola para suas casas, como a inserção de horta escolar, para ampliar a construção de um ensino de ciências que lide com abordagens multidisciplinares. Essas atividades contribuem para a mudança de hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem em relação ao meio ambiente e das questões ambientais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma horta orgânica na Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima, Localizada no município de Solânea-PB. Foram realizadas visitas semanais a escola, acompanhados pelos professores de biologia. Foi montada uma horta onde cultivamos: alface, coentro, pimentão e etc. Foram realizadas aulas teóricas e práticas, buscando elucida dúvidas dos alunos e explanar sobre manejo das hortaliças, apresentando sua importância econômica e cultural. Para incentivar a reciclagem, os alunos traziam copos descartáveis e garrafas pet. Os vegetais colhidos nas hortas são utilizados em suas refeições e lanches, incentivando o consumo de cereais e vegetais (frutas, legumes e verduras). Procurando sensibilizar os alunos sobre a importância do consumo de frutas e hortaliças e fazendo com que os mesmos levassem os métodos e as práticas adquiridas nas aulas práticas e teóricas, dando continuidade em casa, para sua própria alimentação e da sua família. É de extrema importância a realização de trabalhos educativos junto aos alunos de Ensino médio, pois para que a Educação Ambiental se desenvolva como processo, é essencial que exista uma sensibilização, levando os alunos a influenciarem quem estiver ao seu redor, para que as percepções, reflexões e atitudes diferenciadas sejam tomadas, fazendo com que seja despertado o sentimento de conservação do nosso ambiente desde a infância. |