Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Danrlei Varela Ribeiro (Autor)
Álvaro Carlos Gonçalves Neto (Orientador)
Rafaela Ramos de Morais (Colaborador)
Rosely Cristina do Nascimento Costa (Colaborador)
Dayane Mara Costa (Colaborador)
Adriana Celi Alves Martins (Colaborador)
Título
HORTAS ESCOLARES COMO FORMA DE EDUCAÇAÕ ALIMENTAR E AMBIENTAL PARA ESTUDANTES DO BREJO DE SOLÂNEA-PB
Palavras-Chave
Agricultura orgânica, sensibilização escolar, educação ambiental.
Resumo
A preocupação com o meio ambiente vem sendo inserida no ambiente escolar buscando novos métodos que utilizem de práticas simples e rotineiras no seu cotidiano sendo levada da escola para suas casas, como a inserção de horta escolar, para ampliar a construção de um ensino de ciências que lide com abordagens multidisciplinares. Essas atividades contribuem para a mudança de hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem em relação ao meio ambiente e das questões ambientais. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma horta orgânica na Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima, Localizada no município de Solânea-PB. Foram realizadas visitas semanais a escola, acompanhados pelos professores de biologia. Foi montada uma horta onde cultivamos: alface, coentro, pimentão e etc. Foram realizadas aulas teóricas e práticas, buscando elucida dúvidas dos alunos e explanar sobre manejo das hortaliças, apresentando sua importância econômica e cultural. Para incentivar a reciclagem, os alunos traziam copos descartáveis e garrafas pet. Os vegetais colhidos nas hortas são utilizados em suas refeições e lanches, incentivando o consumo de cereais e vegetais (frutas, legumes e verduras). Procurando sensibilizar os alunos sobre a importância do consumo de frutas e hortaliças e fazendo com que os mesmos levassem os métodos e as práticas adquiridas nas aulas práticas e teóricas, dando continuidade em casa, para sua própria alimentação e da sua família. É de extrema importância a realização de trabalhos educativos junto aos alunos de Ensino médio, pois para que a Educação Ambiental se desenvolva como processo, é essencial que exista uma sensibilização, levando os alunos a influenciarem quem estiver ao seu redor, para que as percepções, reflexões e atitudes diferenciadas sejam tomadas, fazendo com que seja despertado o sentimento de conservação do nosso ambiente desde a infância.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros