Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Feira de Santana

AUTORES: Deborah Kennya Martins Nery (Autor)
Iranildes Almeida de Oliveira (Co-Autor)
Título
APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA PERSPECTIVA INOVADORA
Palavras-Chave
Língua estrangeira, Síndrome de Down, Desenvolvimento cognitivo e linguistico
Resumo
O objetivo deste pôster é apresentar um projeto em andamento que tem como finalidade oferecer cursos de espanhol para crianças com Síndrome de Down, com idades entre cinco e sete anos, e averiguar em que medida esta ação pode potenciar transformações no processo de desenvolvimento holístico dessas crianças. Por outro lado, é escopo também deste projeto, contribuir para que estudantes de Letras interessados pela temática possam se preparar melhor para o processo de inclusão nas escolas. Ele vem sendo desenvolvido no âmbito do Programa Portal: Ensino-aprendizagem de línguas para cidadania inclusão social e diálogo multi e intercultural, aprovado pela Resolução CONSEPE 189/2011, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e suas etapas são: 1) Participação em cursos de formação e discussões sobre desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down e educação inclusiva; 2) Coleta de informações sobre os aprendestes, com os pais, e rodas de conversas com os profissionais de múltiplas áreas que atendem as crianças matriculadas ou com experiências em acompanhamento a crianças com Down; 3) Leitura, reflexão, discussão dos aspectos teóricos metodológicos do Programa Portal para uma posterior elaboração do material didático; 4) Elaboração de material didático específico para o grupo e planejamento das aulas; 5) Desenvolvimento das atividades do curso com elaboração de diário reflexivo; 6) Roda de conversa com o grupo multidisciplinar para socializar informações sobre o desenvolvimento das aulas, reflexão, discussão, avaliação e previsão de mudanças se forem necessárias; 7) Socialização dos resultados em e-book. Até então, a participação nas discussões e cursos de formação tem sido fundamental e esclarecedora de um terreno ainda tão desconhecido por muitos no âmbito da universidade. Além disso, a coleta de informações tem revelado o quão a escola tem excluído essas crianças num discurso de inclusão com uma prática excludente, que tem desalentado a muitos país e intrigado muitos profissionais que as atendem.
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