Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Angélica Martins da Silva (Autor)
Título
PROJETO RONDON:A CONSTITUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO MUNICÍPIO DE GARRAFÃO DO NORTE- PARÁ
Palavras-Chave
Chaves: Projeto Rondon, Paulo Freire, Formação Cidadã
Resumo
O Projeto Rondon é uma ação extensionista desenvolvida no Brasil, coordenada pelo Ministério da Defesa. Tem a finalidade de estudantes vivenciarem as diversas realidades brasileiras. São realizadas atividades interdisciplinares em cidades que não tem as condições necessárias para uma vida digna. Foi desenvolvido no Município de Garrafão do Norte no Estado do Pará a Operação Forte do Presépio Conjunto B juntamente Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos dias 08 a 19 de julho de 2013. Nesse contexto, foram realizadas atividades lúdicas para contribuir no desenvolvimento da cidadania e de uma melhor visão dos aspectos culturais, sociais das crianças e dos jovens, excluídos da sociedade em que vivem. De tal forma que o lúdico favorece aos indivíduos uma reflexão sobre as situações vivenciadas no seu cotidiano. Baseando-se em oficinas fundamentadas pelo Método de Paulo Freire, foram desenvolvidas brincadeiras e jogos com cerca de aproximadamente 300 jovens e crianças. As atividades fundamentaram-se nas manifestações culturais dos cotidianos dos sujeitos, permitindo um resgate da cultura local. Com o lúdico relacionado à aprendizagem, houve uma interação com as áreas do desenvolvimento dos indivíduos. Observam-se resultados positivos. O lúdico foi fundamental nas atividades, fazendo com que as crianças e jovens tivessem uma aprendizagem significativa. Por meio dessas atividades com o intermédio do método de Paulo Freire, estes indivíduos desenvolveram potencialidades como socialização, autonomia, ética, cidadania, e além de serem momentos de alegria, nos quais as brincadeiras permitiram articular o mundo infantil com a realidade do local. O Projeto Rondon da Operação Forte do Presépio Conjunto B chegou ao seu fim, no qual se conheceu a realidade do interior paraense, mas ficou o sentimento de continuar o Rondon no nosso cotidiano, buscando transformar a realidade que o estudante universitário vivencia, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
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