Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Alfenas

AUTORES: Samuel de Oliveira Antoneli (Autor)
Danyelli Gomes de Oliveira (Autor)
Simone Albino da Silva (Orientador)
Mônica La-Salette da Costa Godinho (Orientador)
Letícia Maria Franco de Matos (Colaborador)
Ketlen Macedo da Cunha (Colaborador)
Gabriela Rodrigues dos Santos Alves (Colaborador)
Francisleny Cristina Francisca Vieira (Colaborador)
Lucelia Terra Chini (Colaborador)
Sergio Neder Rocha (Colaborador)
Sofia Mello Morais (Colaborador)
Suellen Andrade Pereira (Colaborador)
Larissa Barros de Oliveira (Autor)
Samuel Vitor Roque (Colaborador)
Lais Dias Berbert (Colaborador)
Stephanie Carolina Francisco (Colaborador)
Título
A INTEGRAÇÃO ENSINO E EXTENSÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
atenção primaria à saúde; integralidade; enfermagem; extensão; estratégia de saúde da família
Resumo
O Programa de Extensão Saúde Integral na Atenção Primária (SIAP) contribui no cuidado e nas ações de saúde direcionadas a toda população adstrita à ESF Jardim Nova América (JNA), ancorando-se nos quatro sentidos da integralidade na saúde, a saber: o das necessidades, que diz respeito à qualidade e natureza da escuta, acolhimento e resposta às demandas da atenção à saúde; o das finalidades, que se refere a graus e modos de integração entre as ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento de doenças, e recuperação da saúde/reinserção social; o das articulações de ações interdisciplinares e intersetoriais para respostas efetiva as demandas em saúde; e o das interações subjetivas, envolvendo a qualidade das mesmas. Relato de experiência vivenciada por um grupo de alunos, docentes e técnica administrativa do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG. Em fevereiro de 2016 iniciaram-se as atividades: divisão dos alunos em grupos, mesclando os novatos com os de períodos mais avançados; programação de reuniões com debate dos casos, de textos, e capacitação para a visita domiciliar e a avaliação multidimensional do idoso. As atividades são feitas com a supervisão dos docentes e técnica em assuntos educacionais, e da equipe ESFJNA. São realizadas atividades como: consulta de enfermagem à criança e adolescente, ao idoso, à gestante, visitas domiciliárias, atividades de promoção e prevenção, acolhimento à população e imunização. Os alunos se integram às atividades de educação permanente da equipe ESFJNA, ora como protagonistas, ora como participantes, discutindo temas como dengue, Zika, Chikungunya, Gripe H1N1, políticas públicas, entre outros. A vivência no programa permite ao aluno acompanhar a equipe fora de unidade de saúde conhecendo a realidade da população; conhecer o indivíduo no seu contexto familiar seja pela realização de visita domiciliária; anamnese e exame físico. Por meio da vivência prática o aluno tem oportunidade de despertar para o novo, mudando e aprimorando o olhar para a realidade, promovendo seu crescimento pessoal e profissional.
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