Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Alcicléa Ramos dos Santos (Autor)
ana paula de abreu costa de moura (Orientador)
jacqueline cardoso ferreira (Autor)
natalia ferreira da silva (Autor)
ana claudia de araujo (Autor)
edvania ferreira bezerra (Autor)
carla beatris barreto dos reis (Autor)
isabel cristina neves pereira coelho (Autor)
Título
A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DO SUJEITO DA EJA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO COM AS HISTÓRIAS DE VIDA
Palavras-Chave
EJA, pesquisa-ensino-extensão, construção da escrita
Resumo
O Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos desenvolve o trabalho interdisciplinar de intervenção e investigação com o objetivo de acompanhar as estratégias utilizadas pelos sujeitos da EJA para construção de suas escritas. Inicialmente as atividades foram realizadas em sete turmas do Programa, situadas em favelas do bairro Maré, Vila Residencial, Ilha do Governador e Parada de Lucas, alcançando 68 alunos. O trabalho pauta-se numa metodologia participativa e utiliza a articulação de três momentos distintos e complementares: olhar, pensar e agir e não se limita em buscar "resolver" as dificuldades dos alunos, mas procura também contribuir para a construção de novos conhecimentos na área da alfabetização. Para o acompanhamento das atividades foi realizada uma triangulação, que inicialmente dialogou com teóricos que contribuíram significativamente em nosso trabalho, como Freire (1989) Leal (2004) e Bybee (2001). Em seguida, foi trabalhado nas turmas o curta “Vida Maria” e elaborado materiais para permear a investigação. Nesse momento, solicitamos a escrita por meio de produções textuais com temas do cotidiano e histórias de vida dos sujeitos, além de atividades em que eram trabalhados os princípios do SEA. Como resultados, observamos que a construção do conhecimento dos alunos acerca da escrita envolve inúmeros fatores, inclusive àqueles relacionados à história de vida deles. Verificamos que a familiaridade com as temáticas estudadas permite aos alunos mobilizar diferentes saberes em direção à construção da escrita. Identificamos ainda que diante da complexidade do Português Brasileiro, os alunos apresentam dificuldades na compreensão das diferentes estruturas silábicas, que se relacionam com a oralidade e as variações lingüísticas. Diante desses resultados é possível apontar a riqueza dos conhecimentos pedagógicos aliada aos conhecimentos linguísticos para qualificar as práticas alfabetizadoras e a formação de professores.
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